Publicidade

Negado pedido para adiar Olimpíada do Rio por causa do Zika vírus

Por 8 anos atrás

Ao rebater as declarações de um grupo de cientistas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, neste sábado (28), que não há motivos para adiar ou cancelar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, previstos para agosto, devido ao surto de Zika vírus no Brasil.

Para a OMS, a eventual mudança no calendário não alteraria de forma significativa a propagação do vírus. O Brasil está entre os 60 países que registraram a presença do Zika. O pedido para adiar foi feito por carta aberta por cientistas de pelo menos 15 países.

Publicidade

“Com base na avaliação atual do vírus Zika circulando em quase 60 países globalmente e em 39 nas Américas, não há nenhuma justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os Jogos. A OMS continuará monitorando a situação e atualizando as recomendações, se necessário”, informou a Organização por nota.

Publicidade

Ainda por nota, a OMS ressaltou que está fazendo recomendações ao Brasil e ao Comitê Olímpico sobre medidas que podem ser aplicadas para reduzir o risco de atletas e turistas contraírem o vírus durante as Olimpíadas, como o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika.

Publicidade

Após a divulgação da carta nesta sexta-feira (27), o Ministério da Saúde informou que em agosto é o período do ano em que a incidência das doenças provocadas pelo Aedes é menor.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade

Leia mais:

Publicidade
Compartilhar