O candidato a senador Marconi Perillo (PSDB) disse, durante sabatina realizada por Rádio Bandeirantes e Diário de Goiás, nesta quinta-feira (22/09), não ter dúvidas de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), conhecido pela sigla FHC, vai votar na senadora Simone Tebet (MDB) na disputa pelo Palácio do Planalto.
“Até porque a candidata a vice é uma senadora do PSDB [Mara Gabrilli]. Não tenho dúvidas de que ele [FHC] vai votar na Simone Tebet”, afirmou Marconi, em resposta a uma pergunta sobre um texto divulgado pelo ex-presidente a favor de um “voto pró-democracia”, mas sem citar nomes.
“Esse tipo de opinião é muito individualizada. É uma opinião dele. Não significa que nós tenhamos que seguir essa opinião. Cada um pensa de um jeito. Estou fazendo o meu trabalho, falando de propostas, de projetos e de fidelidade aos meus valores e ao meu partido”, declarou o senatoriável.
Questionado em relação à campanha por voto útil nas eleições para presidente, Marconi pontuou que não concorda com esse movimento. “No caso de governador e presidente, tem dois turnos exatamente para que o eleitor exerça seu direito de escolha no primeiro turno. São muitos candidatos, aí o eleitor tem direito de escolher de acordo com os projetos.”
“Esse tipo de eleição [em dois turnos] dá a oportunidade ao eleitor de voltar com suas convicções. O voto tem que ser consciente e com convicção. Por isso, acho que essa história de voto útil é uma bobagem porque o eleitor vai votar em quem quiser, no candidato que mais possa merecer sua confiança”, argumentou.
A fala vem no dia seguinte que uma ala do PSDB em Goiás defendeu o apoio a chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB), no primeiro turno.
Ex-presidente do PSDB goiano e ex-deputado federal, Giuseppe Vecci, junto com os presidentes do PSDB Metropolitano e Jovem, Aava Santiago e Rodrigo Rizzo, respectivamente, declararam o apoio a chapa Lula-Alckmin nesta quarta-feira (21). Vecci, inclusive, disse ao Diário de Goiás, que as eleições sejam liquidadas logo no primeiro turno.