Com o início de novembro, muitos estabelecimentos comerciais começam a pensar na Black Friday como uma forma de atrair os clientes. O evento, que teve origem nos Estados Unidos, aplicando preços promocionais em todo tipo de comércio, é, na verdade, realizado após o Dia de Ação de Graças, na última sexta-feira de novembro que, neste ano, cai no dia 25, ou seja, em três semanas.

No Brasil, porém, os comerciantes fizeram suas “gambiarras” estendendo o dia para semana e até mês. O maior problema, é que a fama é de que essa temporada de descontos acaba sendo de fraude e muitos produtos acabam não sendo vendidos com real redução de preços.

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Então, para que o consumidor não seja enganado, há várias formas, sugestões e dicas. A primeira e mais importante, claro, é a pesquisa. Todo ano, economistas e autoridades do assunto reforçam: se há algum produto que você queira muito, pesquise o preço dele o quanto antes para, quando for comprá-lo na Black Friday, saber se realmente esta comprando com descontos.

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Mas além disso, há outras maneiras de não ser passado para trás. O diário de Goiás separou um lista para isso, confira:

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Anote tudo

Lembre-se: tenha uma lista prévia de produtos que deseja comprar para comparar preços entre as lojas físicas ou onlines; verifique os valores de frete, incluindo a taxa no preço do item para saber se o desconto vale a pena; se o produto ou a empresa possui reclamações em redes sociais ou no Reclame Aqui; guarde panfletos ou tenha material impresso sobre a promoção. No caso de compra online, imprima ou salve os documentos da promoção ou transação.

Comprando online

Nas compras por sites, o consumidor tem que ficar atento sobre a autenticidade do portal, ou seja, verificar se a extensão HTTPS e o cadeado fechado estão presentes na barra de endereço. Observar se há alteração no preço informado em todas as etapas da compra também é importante e, caso haja mudança, tire prints para comprovar a irregularidade. Leia atentamente os termos e condições da loja online, já que em alguns casos as lojas online podem aceitar que devoluções ou trocas sejam feitas entre 14 e 30 dias, em lojas físicas ou pelo correio.

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Comparadores de preço

Comparadores de preço tem sido uma das melhores formas para que consumidores garantam boas ofertas e escapem de promoções falsas durante a Black Friday. Há sites que agem como comparadores de preço, é o caso do Compare TechTudo, Zoom, JáCotei, Escolha Segura, Google Shopping e Buscapé, que permitem comparar o valor de um mesmo produto em diferentes lojas virtuais do país. Além de comparar, as plataformas ainda contam com outras funções como configuração de alerta, para ser avisado via e-mail quando o produto chegar ao valor desejado e até gráficos com variação de preços que o produto teve nos últimos meses.

Tempo de vida do produto

As oito categorias de produtos mais comprados em todo o mundo durante a Black Friday, segundo divulgação do Google por pesquisas feitas, são de vestuário, dispositivos eletrônicos, calçados, cosméticos, eletrodomésticos, produtos infantis, livros e acessórios esportivos. Com isto, priorize investir seu dinheiro comprando um produto com uma vida útil maior, que tenha a maior duração possível ou que você esteja realmente precisando. Desta forma, seu gasto será algo que resultou num verdadeira poupança e não despesas desnecessária.

Como reclamar

No caso de dúvidas ou reclamações, procure o Procon. O Procon Goiânia, por exemplo, costuma fazer plantões nesta época para receber as denúncias e orientar os consumidores sobre as compras, além de autuar as empresas que praticarem publicidade enganosa ou por descumprimento de oferta. O consumidor poderá denunciar por meio dos telefones 3524-2936 e 3524-2942 ou aplicativo Prefeitura 24 horas.. O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita pelo telefone (62) 3524-2942/2936/2949, pelo e-Mail atendeprocon@goiania.go.gov.br, pelo endereço Avenida Tocantins, n° 191. Qd. 17, Lt. 27 – Setor Central. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

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