Categorias: Política

“Não dá para atualizar o IPTU de uma vez só”, diz Anselmo Pereira

Após a eleição do vereador Anselmo Pereira (PSDB) para a presidência da Câmara Municipal de Goiânia, o parlamentar afirmou que o prefeito Paulo Garcia (PT) vai ter que ouvir a opinião dos vereadores em relação ao projeto que atualiza a Planta de Valores da capital.

“Nós já oferecemos uma equação para a Prefeitura de Goiânia. Eu mesmo estive com o secretário de Finanças, Jeovalter [Correia], e expliquei que nós não podemos atualizar tudo de uma vez só. Qual é o cidadão que teve aumento em sua receita de quase 40%?”, disse.

Em entrevista à Rádio 730, nesta sexta-feira (12), Anselmo falou que existe a necessidade de colocar imediatamente uma gestão eficiente na forma tributária para cobrar mais dos cidadãos que têm condições de pagar e menos dos contribuintes que possuem menor poder aquisitivo.

“As pessoas pagam imposto pelo que produzem e têm. Essa é a regra do mundo. Não podemos tratar os desiguais na questão tributária de forma igual. A maioria dos condomínios horizontais de Goiânia hoje estão na terceira zona, que é uma que tem as menores alíquotas. A Câmara quer acabar com o problema de zonas fiscais, isso é velho, não existe. O pagamento de tributo é essencialmente subjetivo”, pontuou.

Questionado sobre a futura relação entre a Câmara Municipal e o prefeito Paulo Garcia, o vereador ressaltou que será “a melhor possível”. “Vamos abrir um canal de conversação. O que falta na prefeitura é um interlocutor aberto, afável com a Câmara”.

Eleição na Casa

O vereador Anselmo Pereira foi eleito nesta quinta-feira (11) como o novo presidente da Câmara de Goiânia por unanimidade, com 35 votos favoráveis. O vereador irá assumir o cargo em 1º de janeiro de 2015 e permanecerá até o fim de 2016.

Sobre a influência do governo estadual em sua eleição, o parlamentar explicou que ligou para o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e disse que era o único candidato da base marconista. “Era preocupação dele [de Marconi] que tivesse apenas um nome do PSDB. Fiz uma ligação a ele e disse que eu era o escolhido do PSDB”, afirmou Anselmo.

Sobre uma possível articulação do presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, o vereador ressaltou que tem uma “obrigação administrativa” com o presidente. “De tanta pressão que eu fiz ao poder público, a Agetop assumiu a responsabilidade do DNIT e iluminou a BR-153. Como não fico devendo uma obrigação administrativa?”.

No entanto, Anselmo comentou que não houve qualquer conversação da parte de Jayme sobre as eleições da Câmara.

Thais Dutra

Notícias Recentes

Agrodefesa promove debate sobre logística reversa de embalagens de agrotóxicos em Goiás

Na manhã desta segunda-feira (12), na sede da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), foi…

12/08/2024

Preso em flagrante homem acusado de perseguição em Alto Paraíso de Goiás

Foi preso em flagrante em Alto Paraíso de Goiás, um homem acusado de perseguir e…

12/08/2024

Morre Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, aos 96 anos

Nesta segunda-feira (12), o economista e ex-ministro Antônio Delfim Netto faleceu devido a complicações de…

12/08/2024

Profissionais da saúde de Aparecida declaram apoio a professor Alcides

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), recebeu,…

12/08/2024

A cidade goiana que não reelege prefeitos (até 2020)

Fundada há 168 anos, a cidade de Piracanjuba nunca reelegeu um prefeito. Administrado atualmente por…

12/08/2024

Semana da Saúde do HDT oferece serviços gratuitos à população

Entre os dias 14 a 16 de agosto será realizada a Semana da Saúde do…

12/08/2024