Publicidade

Nadadores americanos são impedidos de embarcar no Rio de Janeiro

Os nadadores Gunnar Bentz e Jack Conger, da delegação dos Estados Unidos na Rio-2016 foram impedidos de deixarem o Brasil na noite desta quarta-feira (17). Os dois estavam tentando embarcar para os EUA no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, mas foram conduzidos pelos agentes para a delegacia civil do aeroporto.

A Justiça havia mandado apreender o passaporte dos dois para que prestassem depoimento, como testemunhas sobre um assalto que Ryan Locthe e James Feigen, também nadadores da delegação olímpica dos Estados Unidos disseram ter sofrido na madrugada de domingo (14), ao sair de uma festa na Lagoa.

Publicidade

Lochte e Feigen, prestaram depoimento sobre o assalto, mas os investigadores suspeitam de contradições. A Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), que investiga crimes contra turistas, começou então a apurar se poderia ter havido um falsa comunicação de crime por parte dos nadadores.

Publicidade

Ryan Lochte disse à polícia que ele, Feigen e os também nadadores olímpicos Bentz e Conger estavam num táxi quando foram rendidos por um bando armado, que exigiu o dinheiro que ele tinha – cerca de US$ 400. Feigen afirmou que apenas um dos criminosos estava armado. Aos investigadores do caso, Lochte ainda afirmou que eles pegaram um segundo táxi após o assalto, mas não explicou como conseguiu pagá-lo. A Polícia também teve acesso ao vídeo que mostra o momento em que os quatro chegam à Vila dos Atletas.

Publicidade

A pedido da delegacia, pela manhã uma primeira decisão da Justiça mandou apreender o passaporte de Lochte e Feigen, para que não deixassem o Brasil antes da conclusão das investigações e para que pudessem ser ouvidos novamente.

Lochte, no entanto, já havia voltado para os Estados Unidos. Feigen permanece no Brasil e está intimado para prestar novo depoimento. Ele estava sendo monitorado pela polícia e fez reserva de passagem online. Os policiais seguiram para o aeroporto e, no caminho, descobriram que os outros dois, que configuravam como testemunhas, estavam embarcando.

Publicidade

Interrogatório por carta

A polícia vai enviar por ofício ao FBI uma relação de perguntas para que o 12 vezes medalhista olímpico Ryan Lochte responda, dos Estados Unidos, por carta precatória.

As duas decisões de proibir a saída dos nadadores foram do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, a pedido da Deat. Nesta quarta, agentes da delegacia especializada estiveram na Vila Olímpica, mas não encontraram os três atletas que permaneciam no Brasil.

A Polícia Federal notificou o Consulado dos Estados Unidos e o Comitê Olímpico americano para impedir a saída deles, mas não havia recebido resposta até a noite.

Em nota, o Comitê Olímpico Americano informou que o time de natação deixou a Vila logo após o fim das competições e que, por questões de segurança, não poderia confirmar a localização de cada atleta.

Leia Mais:

Publicidade
Marcley Matos

Compartilhar
Publicado por
Marcley Matos

Notícias Recentes

Série B: Goiás tem atuação ruim contra o Ituano e perde primeira no comando de Vagner Mancini

Pela primeira vez no comando do técnico Vagner Mancini, o Goiás Esporte Clube sai derrotado…

24/08/2024

Preso em flagrante homem que usava lan house para baixar conteúdo de exploração sexual infantojuvenil

Preso usava pen drive para armazenar imagens já baixadas na lan house em mais de…

24/08/2024

Série A: Atlético-GO sofre e faz gol nos acréscimos em vitória diante do Juventude no Accioly

Em um jogo cercado de fortes emoções e com dois gols marcados nos acréscimos, o…

24/08/2024

Lula cobra da Anvisa aprovação ágil de remédios e presidente da agência rebate: falta funcionários

Presidente da Agência reagiu às críticas duras de Lula pedindo mais servidores; ele assumiu indicado…

24/08/2024

TRE-SP suspende perfis de Pablo Marçal em redes sociais até as eleições

Juiz do TRE-SP mandou suspender site e perfis no Facebook, Instagram, Meta, TikTok e X…

24/08/2024

Pesquisa da Constar mostra Aleomar com 84,6% das intenções de voto em Mineiros

Atual prefeito lidera com mais de 80% das intenções de voto tanto na estimulada quanto…

24/08/2024