O presidente da França, Emmanuel Macron, enalteceu nesta sexta-feira (14) a aliança com os Estados Unidos e disse que “nada nunca vai separar” os dois países.
A declaração foi dada durante visita do presidente dos EUA, Donald Trump, à França. O norte-americano é convidado de honra da comemoração da Queda da Bastilha e participou ao lado de Macron da parada militar na avenida Champs Elysée, em Paris.
“A presença de Trump e de sua mulher [Melania Trump] é o sinal de uma amizade que atravessa o tempo”, disse Macron. “Quero dizer obrigado aos EUA pela decisão que tomaram há 100 anos”, acrescentou, referindo-se à entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, junto com as tropas francesas, há um século.
Macron disse que, ao longo de sua história, a França encontrou “aliados firmes”. “Os EUA são desses: é por isso que nada nunca vai nos separar”, disse.
Trump chegou a Paris nesta quinta (13) e deixou em aberto a possibilidade de os EUA retornarem ao Acordo de Paris sobre o clima -do qual o país norte-americano se retirou em junho. Os líderes também conversaram sobre um plano conjunto de ação para a Síria após a guerra civil.
O evento desta sexta encerra à visita de Trump à França.