O governador Marconi Perillo realizou reunião de trabalho, na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Arraes, participou do encontro que, por tradição, é realizado anualmente no Parque de Exposições Agropecuárias para ouvir demandas do setor produtivo agrícola.
Este ano, Marconi Perillo convidou toda a equipe de governo, além das unidades públicas relacionadas com a atividade agropecuária. Representantes de entidades como a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Associação Goiana do Nelore (AGN) e a Associação de Criadores de Mangalarga tiveram a oportunidade de apresentar demandas.
Vanessa Barbosa, responsável técnica pelo escritório da ABCZ em Goiás, apresentou ao governador um projeto de implantação do programa Pró-Genética em Goiás. “É um projeto que já foi implantado em outros estados e tem resultados bastante promissores na melhoria da qualidade genética para pequenos e médios produtores”, explicou a técnica, que solicitou parceria com a Emater para avaliação do projeto.
Vinho goiano
A produção de vinho na região de Pirenópolis também foi outro projeto apresentado durante a reunião pelo presidente da SGPA, Hugo Goldfeld. O presidente acredita que, com investimento adequado, o segmento pode gerar renda e emprego para Goiás.
Pedro Arraes, presidente da Emater, destacou que a Agência está à disposição para a execução dos projetos, principalmente para desenvolver estratégias de produção. “No caso da produção de vinho, podemos dedicar esforços da pesquisa para lidar com pragas e oferecer soluções específicas para a produção de uva em Goiás”, afirmou Arraes.
“É incrível como podemos produzir coisas muito boas em Goiás, que nem imaginávamos”, afirmou o governador Marconi Perillo referindo-se ao vinho produzido em Pirenópolis, que já tem recebido prêmios internacionais. O governador solicitou que a Secretaria de Desenvolvimento, a Superintendência de Agricultura e a Emater reúnam esforços para organizar produtores e fomentar o setor.
Reunião Anual
Marconi Perillo destacou que faz questão de realizar reuniões de trabalho na SGPA todos os anos como reconhecimento à Exposição Agropecuária, que cresce a cada edição. “Convidamos toda a equipe para estar aqui também como forma de homenagear a exposição, que está entre as três maiores do Brasil”, destacou o governador.