O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil possui desafios na área ambiental proporcionais ao seu tamanho, mas enfatizou que o seu governo reforçou o combate ao desmatamento, passando a incluir o Ministério da Justiça. Segundo ele, o Brasil é um dos países que mais preserva o meio ambiente e possui uma legislação ambiental “completa e restritiva”.
“Os nossos desafios são proporcionais ao nosso tamanho. Lembro que a área da região amazônica equivale à toda Europa Ocidental”, disse Bolsonaro, durante discurso na IX Cúpula das Américas.
O presidente afirmou ainda que o Brasil é uma “potência agrícola sustentável” e que não necessita da região amazônica para expandir o setor de agronegócio. “Nosso Código Florestal deve servir de exemplo para outros países”.
Durante discurso na Cúpula das Américas, Bolsonaro disse ainda que, para a proteção das florestas, o governo federal reforçou o combate ao desmatamento e estabeleceu operações sob a coordenação e controle do Ministério da Justiça. Afirmou também que o Brasil é pioneiro na transição energética, com recordes de energia eólica e solar em 2021.
“Nesse momento, em que países desenvolvidos recorrem a combustíveis fósseis, o Brasil assume papel fundamental como fornecedor de energia totalmente limpa rumo a uma nova economia neutra em emissões”, afirmou o presidente brasileiro. (Por Aline Bronzati, correspondente, e Beatriz Bulla, enviada especial/Estadão Conteúdo)