O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), foi entrevistado na manhã desta quinta-feira, 17, na Radio CBN Goiania e explicou alguns pontos do programa Goiás na Frente e das ações do governo estadual para manter o equilíbrio financeiro do estado. Marconi Perillo foi questionado pelos jornalistas Luiz Geraldo e Fabiana Puccineli, a entrevista teve a participação de ouvintes via redes sociais.
Ao ser questionado porque não se manifestou sobre a lei que flexibilizou as regras de convênios entre prefeituras e o estado, lei promulgada pela assembleia, o governador explicou que como o projeto era de autoria do poder legislativo deixou que a assembleia fizesse a promulgação, mas Marconi Perillo destacou que a controladoria esta fiscalizando cada contrato e não haverá desvio de função desses convênios.
Concurso
O governador ressaltou que esta fazendo um esforço para a contratação de novos policiais, Marconi afirmou que no mês de setembro vão ser convocados os 2.500 aprovados nos concursos da área de segurança do estado. O governador informou que esta sendo realizada um termo de ajuste de conduta com o ministério publico para chamar mais aprovados no concurso de agente prisional. O concurso de delegados foi cancelado e a secretaria de planejamento deve reorganizar o calendário. Lembrou que na ultima semana deu posse a aprovados no concurso da UEG e que chamou os aprovados no concurso dos Bombeiros.
Organizações Sociais
Ao ser questionao sobre a atuaçao das Organizações Sociais, o governador destacou que na saúde elas revolucionaram o atendimento nos hospitais, mudaram o jeito de atendimento em todo o estado e vários hospitais públicos tem o certificado de acreditação que é entregue pela ONA. Em relação as organizações sociais nos ITEGOS o governador ressaltou que tudo foi feito dentro da lei, mas os problemas que aparecem devem ser investigados. Ja na área de educação ele considerou ser um pena a judicialização desse processo e que isso tenha impedido que ele caminhe, Marconi destacou que o banco Mundial faz uma consultoria para a secretaria de educação por entender que essa medida é pioneira no Brasil.
Obras
Marconi explicou que as obras do programa tem como foco principal as obras na área de Educação e Saúde, mas ele tem recebido muitos pedidos de obras na área de asfaltamento da cidade e isso tem sido colocado pelos prefeitos para esse tipo de investimento. Marconi Perillo explicou que ao receber todos os prefeitos no gabinete dele, ação do inicio do ano, o prefeito mostrava quais as obras que eram necessárias.
O governado destacou que conhece todas as cidade e consegue entender as necessidades de cada um e cada prefeito tem a autonomia de fazer as obras que considera necessárias para a cidade. Ele rechaçou a acusação de que o programa Goiás na Frente tem o caracter pré-eleitoral, Marconi explicou que nos dois primeiros anos as contas do estado foram colocadas em ordem e o estado de Goiás buscou verbas que foram adquiridas com a venda de Celg e com empréstimos para conseguir realizar obras no estado.