Ingressos esgotados. Maracanã lotado. Domingo de clássico. As duas maiores torcidas do país frente a frente. Assim será a volta para casa do Flamengo contra o Corinthians, às 17h. Após a decisão do STJD de arquivar o pedido de anulação do Fla x Flu, os rubro-negros voltaram a ter 60 pontos e seguem firmes na busca pelo título do Brasileirão.
Mesmo sem o Maraca, o Flamengo tem 77,7% de aproveitamento como mandante. Foram 15 jogos, com 11 vitórias, dois empates e somente duas derrotas. Durante as peregrinações pelos estádios do Brasil, os rubro-negros encontraram em Cariacica um lar temporário. No Kleber Andrade, a equipe carioca venceu os cinco jogos que disputou.
Com a reabertura do templo do futebol brasileiro, a expectativa é melhorar ainda mais o desempenho diante da torcida, que promete ser um combustível na perseguição ao Palmeiras, líder da Série A com 64 pontos. Neste domingo, 60 mil flamenguistas vão lotar o Maracanã. O número é quase três vezes maior que a média do clube no campeonato.
O técnico do Fla, Zé Ricardo, comentou sobre a volta do Maraca e sobre a importância da torcida na reta final do Brasileiro:
– Há um tempo atrás, depois de assumir a equipe, comentei que meu sonho era estar presente no Maracanã com o time brigando pelo título na reta final. Na época, eu falava apenas em G-4. Nesse momento, temos uma classificação que nos permite sonhar com coisas ainda mais altas. O apoio da Nação será fundamental. Esperamos que o Maraca esteja lotado e que a torcida nos apoie do início ao fim. Será preciso ter todas essas vozes a nosso favor.
Convocado por Tite para os próximos dois compromissos da Seleção, o goleiro Muralha falou sobre sua estreia no Maracanã com a camisa rubro-negra, mas salientou que é preciso manter o foco na partida:
– Meu primeiro sonho era vir para o Flamengo e isso se concretizou. O segundo é jogar no Maracanã lotado em um clássico vestindo essa camisa, algo que está próximo de acontecer. Antes de todo jogo do Flamengo dá um frio na barriga e, se tratando do Maracanã com a casa cheia, essa sensação é ainda maior. No entanto, precisamos ter calma nessa hora e nos concentrar para fazermos um grande jogo. Ainda há 21 pontos em disputa até o fim do campeonato e continuaremos lutando em busca desse objetivo.
Do outro lado, o Timão, mesmo com uma queda de rendimento no Brasileirão, não perde há três jogos e continua na briga por uma vaga no G-6. Com 48 pontos, os paulistas tem a mesma pontuação do Atlético-PR, sexto colocado, ficando atrás apenas no número de vitórias.
Nos últimos dez confrontos entre Flamengo e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, há uma ampla vantagem corintiana: são oito vitórias contra somente duas dos rubro-negros, ambas no Maracanã.