Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 6 anos atrás

Mutirão para revitalização do Lyceu de Goiânia será realizado, anuncia Iris

Compartilhar

O Colégio Lyceu de Goiânia, primeira unidade educacional construída na capital, receberá ações de melhorais estruturais por parte da Prefeitura de Goiânia. O prefeito Iris Rezende visitou as dependências da unidade nesta quinta-feira (13/06) e anunciou que a gestão municipal realizará, com apoio de empresários e ex-alunos, um mutirão no local. As intervenções vão incluir serviços de pintura geral, limpeza e revitalização semafórica da região.

Aos representantes do colégio, o prefeito informou que vai discutir a revitalização com o Governo de Goiás e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que o prédio do Lyceu é considerado, desde 2003, um patrimônio em virtude do seu estilo arquitetônico Art déco. “Este espaço faz parte da história de nossa cidade. A Prefeitura de Goiânia, por este motivo, têm total disposição para ajudar o Estado a fazer uma ampla reforma no local. Faremos um mutirão para garantir que este prédio tenha o cuidado que merece”, afirma Iris.

Publicidade

Na oportunidade, o diretor da unidade, Ricardo Marques Pinto, agradeceu o empenho da administração municipal em contribuir com a preservação da história e valorização da instituição, que formou inúmeras personalidades, entre elas o próprio prefeito Iris Rezende, o ex-ministro Henrique Meireles, o ex-governador Mauro Borges, o escritor Bernardo Elis e os irmãos Mendonça Teles (José e Gilberto).

Publicidade

“Com o trabalho de revitalização, o Lyceu voltará a ser um símbolo da memória e da identidade da nossa cidade”, afirma Iris. “Além disso, as intervenções vão garantir um espaço mais adequado para que os nossos alunos possam aprender”, disse.

Publicidade

Durante a visita, o prefeito foi homenageado pelos alunos e professores da instituição. Seus 60 anos de vida pública foram lembrados com destaque para o período em que presidiu o grêmio estudantil do colégio. Eles ainda puderam compartilhar experiências e resgatar a importância política da instituição.

“Voltar aqui me fez recordar do passado”, diz Iris. “Me matriculei na unidade em janeiro de 1954 e, no ano seguinte, fui eleito presidente do grêmio. Movimentamos o colégio em muitos sentidos, de forma que aqui foi o palco da história de milhares de jovens comprometidos com o desenvolvimento da capital e de Goiás”, acrescentou o prefeito.

Publicidade
Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.