Categorias: Cidades

Músico Euler Amorim é o homenageado da próxima edição dos Recitais Vilaboenses

Uma noite de clássicos, ao som de um repertório primoroso interpretado por renomados artistas, assim promete ser a próxima edição dos Recitais Vilaboenses, a  terceira da série de 2017, que terá como homenageado o compositor e poeta  Euler Amorim . O espetáculo será nesta sexta-feira, 30/06, às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, com entrada gratuita.

A apresentação terá como convidados os músicos Carlos Costa (Piano), Edson Marques (Preparador vocal e artístico), Hélenes Lopes (Tenor), Jadson Álvares (Barítono) eMichel Silveira (Tenor). No programa serão executadas composições dos mestres Alberto Nepomuceno, Francesco Paolo Tosti, Maurice Ravel, Henri Duparc, Gabriel Fauré, Charles Gounod, Jules Massenet, Giacomo Puccini, Georges Bizet.

A série de Recitais Vilaboenses foi iniciada em 2015, numa parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e a Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (Emac-UFG). O objetivo inicial era abrigar o piano do Cineteatro São Joaquim durante sua reforma e dar espaço para artistas goianos. Como a série agradou o público amante de música clássica, o Palácio firma-se como sede do piano e da nova temporada dos Recitais, que são realizados a cada última sexta-feira do mês na cidade de Goiás, sempre homenageando um artista de Goiás.

Homenageado

O músico Euler Amorim nasceu em Pirenópolis. Ainda criança, mudou-se para a cidade de Goiás. Foi professor de francês, português e contabilidade, sempre ligado à cultura. Estudou violino com seu tio, Sebastião Pompeo de Pina Filho, também conhecido como Tãozico, oficio que o levou a integrar a Orquestra Ideal. Euler publicou os livros de poesia Aquarela Goiana e Flor de Abril.  Em sua juventude, formou dupla com o irmão mais velho, Hélios, e, a convite de da musicista Nhanhá do Couto, fizeram uma apresentação com Belkiss Spenzièri, artista que foi reconhecida como as mãos de ouro de Goiás pela imprensa internacional. Na ocasião, os irmãos tocaram um minueto de Mozart. Euler Amorim faleceu em Goiânia, em junho de 2008.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024