Categorias: Entretenimento

Músico Bob Dylan ganha o Nobel de Literatura 2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Bob Dylan é o novo premiado com o Nobel de Literatura, anunciou, nesta quinta-feira (13), às 8h (horário de brasília), a Academia Sueca. Em comunicado, a instituição afirmou que ele foi eleito “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana.”

O compositor é o primeiro americano a receber o prêmio desde 1993, quando a escolhida foi a escritora Toni Morrison.

“Por 54 anos, Dylan tem se reinventado”, disse a secretária da Academia Sueca Sara Danils. “[O álbum ‘Blonde on Blonde’] é um extraordinário exemplo brilhante de usar as rimas e refrões, e sua forma brilhante de pensar.”

A secretária afirmou ainda ter consciência de que a escolha de um músico pode parecer surpreendente para o público, mas lembrou dos poetas gregos Homero e Safo.

“Eles escreveram textos poéticas para ser cantados, e com Dylan é a mesma coisa. Ainda lemos Homero e Safo; e gostamos.”

O músico nascido em Minnesota já lançou 37 discos de estúdio e 11 discos ao vivo em seus mais de 50 anos de carreira. Dylan publicou dois livros: “Tarantula” e “Crônicas”. O primeiro é um exercício delirante de prosa poética, que circulou em edições underground desde 1966, mas foi publicado como livro em 1971. O segundo é um volume de memórias, em que ele elege alguns episódios de sua vida para relatar. Publicado em 2004, seria o primeiro volume de três, mas até agora os outros não vieram. Em 2004, ele publicou o primeiro volume de sua autobiografia.

O nome de Dylan costumava aparecer como possível eleito nas casas de apostas ao longo dos anos, mas por vezes era olhado com ceticismo, porque seu trabalho não se encaixa nas formas canônicas da poesia, do conto ou do romance -que a Academia costuma premiar.

Com o prêmio, o compositor receberá oito milhões de coroas suíças. O Nobel é concedido pela produção de uma vida, em vez de por obras específicas, como ocorre com outros prêmios.

É o segundo ano seguido que a Academia surpreende as expectativas. No ano passado, já havia premiado a bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, uma jornalista. Era raro que a Academia concedesse o prêmio a autores de não ficção.

Marcley Matos

Notícias Recentes

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024

Caiado é o governador com melhor avaliação do Brasil, aponta pesquisa AtlasIntel

Conforme a pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (10), o governador Ronaldo Caiado (UB) segue com…

11/08/2024

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024