As medidas restritivas de governos municipais e estaduais Brasil afora têm deixado as pessoas cada vez mais em casa, cumprindo orientações de isolamento domiciliar para evitar a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19. A situação se repete em vários países do mundo, como Itália, Espanha, França, Israel, Argentina e parte do Estados Unidos.

Para entreter essas pessoas, vários museus mundo afora têm liberado os acervos online gratuitamente.

Publicidade

Itália

Publicidade

As clássicas pinturas da Pinacoteca di Breba, em Milão, na Itália estão disponíveis. São várias esculturas, fotografias e pinturas. Ao todo, sã 669 peças no museu. Entre elas, as famosas obras de Amedeo Modigliani e de Carlo Carrà.

Publicidade

Outro museu que disponibiliza os arquivos online é a Galleria degli Uffizi, em Firenze, também na Itália. O acervo online está disponível no site da Galleria.

Holanda

Publicidade

O grande Van Gogh está presente no museu que leva o seu nome, em Amsterdam, na Holanda. O extenso acervo fala sobre as obras e expõe vídeos com explicações e páginas interativas. A coleção francesa do artista também está disponível.

França

O histórico Louvre garante um tour online com as principais obras de arte. Estão disponíveis, por exemplo, o painel central, de 1851, “Apollo Slaying the Serpent Python”, de Delacroix.

Reino Unido

Com mais de 2,3 milhões de registros, o British Museum, em Londres, na Inglaterra, possibilita buscas por país, galeria ou outros temas. São mais de 900 obras de Picasso, por exemplo.

Espanha

Museo do Prado, em Madrid, disponibiliza mais de 5.700 obras, a maioria do período bizantino. As ferramentas de busca são bem refinadas.

Estados Unidos

406 mil imagens estão à disposição das pessoas no tour online do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, nos Estados Unidos. Algumas artes o visitante pode até fazer o download em alta qualidade. Há muitas obras para os fãs de moda.

Além disso, também é possível navegar pelas obras do Museu do Vaticano, do Museu Arqueológico de Atenas, da Galeria Nacional de Arte, em Washington, do Hermitage, em São Petersburgo, e a Coleção do Google.

Publicidade