Entre os dias 22 a 29 de agosto de 2016, Goiânia será o palco para receber a 15ª edição do Campeonato Mundial de Futsal Universitário, evento que tem a organização da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU) com a chancela da FIFA. O evento tem como grandes parceiros o Ministério do Esporte, Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia.
(Foto: Portugal x Ucrânia – Mundial de Futsal Universitário 2012)
O evento contará com a participação de aproximadamente 500 atletas, sendo 16 equipes masculinas e 16 equipes femininas de todos os continentes.O Brasil, que atualmente é tetra campeão mundial feminino, Espanha, Portugal, Argentina, Ucrânia, China, Rússia, Alemanha, Paraguai, Colômbia e Marrocos já estão confirmados. Os jogos realizados na capital terá o Ginásio Internacional Goiânia Arena como principal arena e na cidade de Anápolis o Ginásio Internacional Newton de Farias, local de grande importância para a realização das competições.
O lançamento o oficial acontece nesta terça-feira (31) às 14h30 no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e contará com a presença do Vice-Governador do Estado, José Eliton. Também participarão deste momento o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário e vice-presidente da FISU, Luciano Cabral, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Profa. Raquel Teixeira, o Superintendente de Esporte do Governo do Estado, Dr. Júnior Vieira, o secretário de Esporte e Turismo de Goiânia, Sebastião Peixoto, o Secretário de Esporte de Anápolis, Ademir Marinho, o secretário de Esporte de Goianésia, Dr. Antônio, o presidente do comitê organizador, Lusimar Santos, atletas, coordenadores e diretores de faculdades do Estado de Goiás.
“Depois do sucesso de sediar em 2013 dos Jogos Universitário Brasileiros, Goiânia mostrou mais uma vez o resultado desse empenho, nós conseguimos, com muito esforço e dedicação, sediar agora um evento de porte Mundial que será de grande importância não só por movimentar a economia local e o turismo, mas também o de fomentar as novas gerações do futsal goiano”, ressalta Lusimar Santos.