Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) nesta segunda-feira (4) apontam que as multas por excesso de velocidade representaram até 79% das infrações cometidas por condutores no primeiro mês de quarentena em Goiânia.
O dado foi alcançado no período que compreende 16 de março a 16 de abril. Foram registradas 42.700 multas na capital, das quais 34.070 foram por excesso de velocidade.
Entre 15 de fevereiro e 15 de março, no período pré-pandemia, 64% das infrações foram de excesso de velocidade. O total bruto, porém, foi maior. Foram registradas mais de 67 mil multas no período, sendo mais de 43 mil para condutores que ultrapassaram a velocidade permitida em vias de Goiânia.
No balanço parcial de abril a maio, já foram aplicadas mais de 11 mil multas, com 78% sendo por excesso de velocidade. Veja os dados no gráfico abaixo.
Maio Amarelo
Com a suspensão de aulas devido à pandemia de Covid-19, a SMT não fará ações do Maio Amarelo em escolas neste ano. Comumente, o mês conscientiza sobre educação no trânsito. O alerta deste ano fica para o excesso de velocidade, conforme a pasta.
“Em alguns pontos da cidade, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h, flagramos motoristas a mais de 100 km/h. Isso é gravíssimo, não só por colocar a própria vida em risco, mas também por colocar em risco a vida de outras pessoas, ou em casos menos graves, congestionar, ainda mais, o sistema público de saúde já tão castigado neste tempo de pandemia”, comenta Fernando Santana, titular da SMT.