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Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

Mulher de 70 anos é 1ª goiana habilitada a pilotar cinquentinha

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A primeira Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) do Estado de Goiás foi entregue nesta semana pelo presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, à aposentada Belazita Campos da Silva, 70 anos. Ela procurou regularizar a situação quando ficou sabendo que desde novembro de 2016, o documento é obrigatório para quem pilota motocicletas de até 50 cilindradas, conhecidas como ‘cinquentinhas’.

Mãe de oito filhos, Belazita conta que usa o ciclomotor para visitar a família e fazer compras no comércio próximo à sua casa, no Jardim Novo Mundo, em Goiânia. “Tenho carro, mas prefiro ir na minha moto mesmo”, conta.

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Ela explica que sempre gostou de andar na legalidade. Por isso, assim que soube que a ACC ou a Carteira Nacional de Habilitação A é obrigatória para quem pilota cinquentinhas procurou abrir processo para obter a ACC. “Eu já andava na minha motinha, mas não é a mesma coisa. Nunca imaginei que ia aprender tantas coisas novas nas aulas teóricas e até nas aulas práticas. Hoje, que enfrento o trânsito com mais segurança e tranquilidade”, pondera.

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Segundo o presidente do Detran-GO, o caso da aposentada Belazita é um exemplo a ser seguido pelos proprietários dos cerca de 30 mil ciclomotores registrados no Estado. “Mais que ligar o veículo e andar em linha reta, é necessário que as pessoas que pilotem, especialmente motocicletas e ciclomotores, que são veículos que deixam os condutores mais expostos, entendam de legislação de trânsito e de cidadania”, afirma Manoel Xavier.

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De acordo com o presidente, o governo de Goiás, por meio do Detran-GO tem incentivado os proprietários de ciclomotores a obter a ACC. Desde o início do ano, as taxas para o processo de habilitação tiveram desconto de 50% para os candidatos à autorização. Também houve um acordo entre a autarquia, médicos e psicólogos credenciados para reduzirem o valor dos exames necessários.

“Essas medidas têm caráter social e educativo. Grande parte dos proprietários de ciclomotores são pessoas de baixa renda. Queremos qualificar esses condutores com aulas de legislação de trânsito, cidadania e noções de direção defensiva para que possam compartilhar as vias de maneira segura para eles e os demais ”, defende Manoel Xavier Ferreira Filho.

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A ACC está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, mas foi no ano passado que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apertou o cerco aos condutores de ciclomotores. Para conduzir uma cinquentinha, é necessário que o piloto tenha a ACC ou Carteira Nacional de Habilitação Categoria A. Quem guiar sem habilitação cometerá infração gravíssima com multa agravada, que é multiplicada por 3, totalizando multa de R$ 880,41. O veículo também poderá ser apreendido.

Saiba a diferença entre ACC e CNH A:

CNH A

ACC

Exame médico

Sim

Sim

Exame psicológico

Sim

Sim

Aulas teóricas

45 h/a

20 h/a

Prova teórica

30 questões

15 questões

Aulas práticas

20 h/a

10 h/a

Prova prática

aplicada em moto 125 cc

aplicada em ciclomotor/ 50cc

Habilita para qual veículo

Ciclomotor e motocicleta

Só ciclomotor

Adição de categoria

Permite

Não permite

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