Goiânia

Mudanças no Eixo Anhanguera podem tornar viagens até 20 minutos mais rápidas, diz CMTC

Desde a última segunda-feira (20), as três linhas das extensões de Trindade, Goianira e Senador Canedo, que funcionavam como alimentadoras, passaram a operar oficialmente como linhas diretas para os terminais. Conforme a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), as mudanças, que vinham sendo testadas desde de 21 de junho, podem gerar economia de 10 minutos no pico e até 20 minutos no entrepico.

A CMTC explicou que quem saia do Terminal de Senador Canedo e parava no Terminal Novo Mundo, seguirá agora sem sair do veículo até o Terminal Padre Pelágio. Aquele usuário do Eixo Anhanguera que inicia a viagem em Trindade ou Goianira, vão direto até o Terminal Novo Mundo. A companhia informou que, neste atendimento, serão nove terminais, sendo cinco do Eixo e quatro das extensões, incluindo o Vera Cruz.

Rafael Oliveira, técnico em Transportes da CMTC avalia que a escolha por inserir linhas diretas no sistema é definitiva porque as cidades que recebem o serviço de transporte metropolitano já necessitam desta operação. “Iniciamos com o Eixo Anhanguera um plano técnico que já estava em estudo na CMTC já há algum tempo, o que fizemos foi antecipar a aplicação dele porque a pandemia de Covid-19 mostrou necessidade urgente”, afirmou.

Além da redução do tempo de viagem e transbordos, os testes mostraram aumento de 16,03% o número de usuários atendidos. Levantamento do Sistema Integrado de Transportes Coletivos (SIT-RMG), no dia 13 de julho o número de passageiros atendidos no Eixo Anhanguera foi de 34.612, na segunda-feira (20) a demanda passou para 40.162 pessoas. No entendimento técnico, esse aumento de usuários reflete aprovação para as viagens diretas. “Estamos, em conjunto com a CMTC, ofertando uma opção de atendimento com mais benefícios para o usuário e isso reflete em aprovação”, ressalta Leônidas Elias Júnior, assessor da presidência da Metrobus.

Redução de aglomerações

Os técnicos da CMTC também registraram redução de aglomerações nos terminais Novo Mundo e Padre Pelágio após a mudança na operação. Oliveira, em coletiva nesta quinta-feira (23), pontuou também que há sinais de diminuição nos outros três terminais que atendem o Eixo Anhanguera.

“Melhoramos a operação seguindo o desejo do passageiro de não trocar de ônibus, podendo escolher onde descer ao longo desse trajeto do Eixo Anhanguera que tem o Centro, o Setor Universitário e o Setor Campinas e não ficar em terminal para entrar em outro ônibus”, afirmou Benjamin Kennedy, presidente da CMTC.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024