Categorias: Cidades

Mudanças em CMEIs e no 9 º ano geram protesto de pais, alunos e professores

A Secretaria de Ensino do Município pretende fazer mudanças na educação fundamental. A primeira delas é que crianças a partir de quatro anos sejam direcionadas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) para unidades de Ensino Fundamental, abrindo mais vagas nos CMEIS. A segunda é a extinção do 9º ano da educação básica. As alterações pegaram de surpresa muitos pais, alunos e professores.

A estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deusahydes Rodrigues de Oliveira no Celina Park, Emily Galiza, está bastante preocupada com a mudança proposta pela Prefeitura de Goiânia. Ela não sabe se terá lugar para estudar no próximo ano.

“A notícia pegou a gente de surpresa. Todos ficaram abalados. Falaram que foi feito um estudo de rede, mas não há nenhuma prova deste estudo de rede”, disse a estudante.

{source}
<<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1544733158953301%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>>
{/source}

Miriam Baltazar é mãe de outra aluna na mesma unidade de ensino. Ela afirmou no dia 17 de novembro foi até a escola. Ela chegou inclusive a tentar fazer a matrícula da filha, mas sem sucesso. Miriam reclamou da falta de comunicação da prefeitura. Para ela as mudanças deveriam ser anunciadas com antecedência.

“Foram a escola avisar que não teria o 9º ano. Não foram ouvir os pais, alunos, saber o que fazer. Simplesmente foram avisar que será retirado o ciclo 3, 7º,8° e 9 ano”, afirmou.

A escola situada no Celina Park atende alunos de cerca de 20 bairros da região, por exemplo, Parque Oeste Industrial e o Setor Eldorado. De acordo com Miriam Baltazar, há escolas da rede estadual na região, mas de inferior qualidade de ensino, em comparação com a unidade Deusahydes.

Para o professor Edson Domingues a iniciativa da prefeitura em organizar a Educação Básica é importante. No entanto, ele argumenta que a forma de se colocar as alterações é equivocada, pois pais e alunos estão sendo pegos de surpresa, não houve nenhum processo de transição. O professor entende que a prefeitura está resolvendo um problema, mas está criando outro.

“A prefeitura de Goiânia está fazendo adequações na rede municipal para atender a educação infantil. Mas ela está criando outro problema, está fechando de forma arbitrária turmas dos últimos anos do ensino fundamental”, explicou.

Convocação

O secretário municipal de Educação da Prefeitura de Goiânia, Marcelo Ferreira da Costa foi convocado por vereadores para comparecer à Câmara Municipal e prestar esclarecimentos sobre o assunto. O presidente da Câmara, Andrey Azeredo (PMDB), destacou que o secretário está dentro do prazo para comparecer à sede do Legislativo.

“A lei orgânica do município estabelece que após convocada e notificada, a autoridade tem até 15 dias para vir a esta casa. Como foi aprovado o requerimento na terça-feira e ontem foi notificado, a partir de hoje começou a contar o prazo, e ele disse que hoje não seria possível, mas que virá sim a Câmara prestar os esclarecimentos”, destacou o presidente Andrey Azeredo.

O autor do requerimento é o vereador Jorge Kajuru (PRP). A solicitação é para que o gestor tivesse ido à sede do Legislativo nesta quinta-feira (7). No entanto, de acordo com o presidente da Casa, Andrey Azeredo (PMDB), a convocação de secretários prevê alguns prazos.

Até o fechamento desta reportagem, não conseguimos contato com representante da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024