O governo de Goiás prevê uma reestruturação no Programa Passe Livre Estudantil, criado em 2012. O texto já foi enviado à Assembleia Legislativa (Alego), que informou que, com base na proposta, passarão a ser atendidos 22.657 estudantes. Hoje, o programa tem 85.075 beneficiados. Com a mudança, o programa passará a ser conhecido como Passe do Jovem Estudante (PJE).
O deputado da base do governo, Vinicius Cerqueira (Pros), acredita que mudanças no projeto do passe livre do modo como chegou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), não deve passar. “Não a mínima possibilidade de passar. Nós já conseguimos a base aliada do governador , já conseguimos retorno do ensino técnico e do ensino superior. Eu particularmente defendo que o teto do projeto seja aumentado para quatro salários mínimos “, pontua.
“Em um determinado momento da história a luta dos estudantes era para ter a meia passagem. Logo depois, passou para a universalização, e no texto não fala quem está de fora dessa classe do teto e também quem não está ali na universidade ou no ensino técnico. Então, a meia passagem tem que ser retornada para aqueles que estão fora de todos os critérios impostos pelo atual governo”, completa o deputado.
De acordo com Vinicius será um tema exaustivamente debatido na Alego. “É uma luta que isso vai ser exaustivamente debatido na Assembleia Legislativa e espero que o resultado disso seja o melhor possível principalmente para os estudantes do Estado de Goiás”.
Ainda segundo avalia o deputado é hora de debater. “O projeto chegou na Assembleia e agora é hora de estudar, hora de negociar. A Assembleia tem mostrado uma maturidade muito grande com esses debates com o governo, não estamos nos furtando dos debates, as vezes até sendo mais duro com o governo, mas essa é a função da Assembleia, é debater e tentar garantir os direitos nesse caso dos estudantes do Estado”, conclui.