O Ministério Público de Goiás (MPGO) fez recomendações à Prefeitura de Goiânia para que o município autorize a realização do Carnaval dos Amigos na Avenida 85. O documento também foi encaminhado a orgãos ambientais e de segurança pública a fim de garantir a preservação da ordem urbanística e do meio ambiente durante a realização do evento tradicional goiano.
De acordo com o documento, preparado pela promotora de Justiça Alice de Almeida Freire, a realização de eventos de grande porte no Parque Vaca Brava é proibida, em razão de determinação judicial. Além disso, o entorno do parque é uma área predominantemente residencial, na qual se situam também clínicas médicas e hospital.
Como nos anos anteriores, em 2020 e 2023, o Carnaval dos Amigos aconteceu de forma exitosa na Avenida 85, é recomendada a deliberação formal do prefeito quanto à realização do evento no mesmo trecho dos anos anteriores (Avenida 85 – entre a Avenida Mutirão e o Campo do Goiás). Para isso, a promotora acrescentou algumas recomendações e exigências para um acontecimento pacífico e sem intercorrências.
Entre os pedidos, a interdição do trecho entre a Avenida Mutirão e o Campo do Goiás no dia 2 de fevereiro, a partir das 23 horas, até o dia 3 de fevereiro, às 5 horas, para montagem e desmontagem da estrutura. Também foi pedido que a Polícia Militar intensifique o policiamento na região do Parque Vaca Brava, não permitindo a celebração de festa pré-carnavalesca no parque e no seu entorno; que realize planejamento estratégico de segurança do evento a ser realizado na Avenida 85.
Além disso, também enviou pedidos específicos à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para aumentarem a fiscalização em relação à limpeza e proteção ambiental da região do Parque Vaca Brava. Por fim, solicitou ainda que a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) faça a fiscalização da região do parque e nas imediações da Avenida 85, orientando eventual alteração de trânsito e não permitindo o tráfego de carros de som em áreas próximas a hospital e clínicas médicas
O documento foi encaminhado também aos representantes da Agência da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e ao chefe do Estado-Maior Estratégico da Polícia Militar.