Categorias: Cidades

MPF exige que Triunfo Concebra faça reparos na BR-153 em 30 dias

A Triunfo Concebra, concessionária que faz a gestão da BR-153, recebeu recomendações do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) para que faça reparos na via. No entanto, o MPF já instaurou um inquérito civil, com objetivo de coletar informações sobre as providências tomadas pela empresa.

Segundo o MPF-GO, o inquérito foi instaurado após a veiculação de notícias e reportagens que mostram centenas de buracos no revestimento asfáltico na Br-153, que está sob responsabilidade da Triunfo e em um trecho em que já a cobrança de pedágio, entre Goiânia e Itumbiara.

Segundo a responsável pelo inquérito, a procuradora da República Mariane Guimarães, estes são indícios de ameaça ou lesão a direitos e interesses coletivos de consumidores, que “pagam pedágio justamente para ter a BR em perfeitas condições de trafegabilidade”.

Para que isso aconteça, o Ministério recomendou que a Triunfo Concebra faça reparos, imediatamente, na BR-153, eliminando os buracos e vícios aparentes no asfalto, principalmente no trecho que liga a capital à Itumbiara.

Também foi exigido que a empresa faça o recapeamento, de forma definitiva, de toda a malha viária que está sob sua responsabilidade, para acabar até com os “vícios ocultos”, com o objetivo de evitar problemas no futuro.

O MPF fixou o prazo de 30 dias para que a empresa atenda às recomendações e apresente o cronograma de obras de curto e médio prazo ou a explicação sobre não ter feito o trabalho.

Por meio de nota, a Triunfo Concebra informou ao Diário de Goiás que ainda não foi notificada pelo MPF-GO, mas que já está fazendo o trabalho. “Desde o dia 22 de janeiro de 2016, seis equipes trabalham 24 horas, aproveitando o período de estiagem para minimizar o problema”, diz a nota.

No entanto, a empresa reconhece que é uma medida paliativa e utiliza como argumento o período chuvoso. “No período de seca, a partir de abril de 2016, a Triunfo Concebra iniciará a substituição da massa asfáltica nos trechos mais problemáticos, entre eles, a região de Itumbiara”.

Ao final da nota, a empresa diz: “Quanto à qualidade do asfalto, a Concessionária não se pronuncia porque assumiu a BR-153 há um ano e nove meses, já pavimentada pelo DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes]”, finaliza. 

Leia mais:

 

Thais Dutra

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024