O Ministério Público Eleitoral (MPE) acionou 21 candidatos que derramaram santinhos em Minaçu e outros 34 que espalharam o material eleitoral próximo às seções em Novo Gama. As irregularidades aconteceram no último domingo (15), dia da eleição.
No caso de Minaçu, o pedido é da promotora Ana Luísa Monteiro Sousa e encaminhado ao Juízo da 130ª Zona Eleitoral de Goiás. O MPE diz que há, inclusive, registros fotográficos de diversos locais de votação com grande volume de santinhos e com características de derramamento de propaganda eleitoral em via pública.
Em Novo Gama, a 4ª Zona Eleitoral decidirá sobre as punições. Segundo a promotora Cláudia Gomes, um oficial de promotoria checou os locais de votação às 21h de sábado (14), véspera do pleito, e não encontrou derrame de santinhos. Porém, durante a manhã do dia seguinte, vários desses materiais estavam espalhados em frente às seções.
A promotora eleitoral ressalta nas representações que encaminhou, em 10 de novembro, a todos os candidatos a prefeito e a todos os presidentes de partidos políticos (com a requisição de redirecionamento a todos os respectivos candidatos ao cargo de vereador) ofício, via e-mail, prevenindo a responsabilidade de todos a respeito do tema. “Porém, os representados insistiram em praticar o derramamento de santinhos no dia das eleições”, observa Cláudia Gomes.
Em ambas as representações, foi requerida a aplicação de multa aos candidatos no valor máximo previsto na legislação, que é de R$ 8 mil.