Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 10 anos atrás

MP-GO cobra melhorias no transporte coletivo de Goiânia à Terezópolis

Compartilhar

Uma reunião para tratar da situação do transporte coletivo entre o município de Terezópolis e Goiânia foi realizada, nesta segunda-feira (6), entre integrantes do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), representantes da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Goiana de Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), técnicos da empresa Araguarina e o prefeito da cidade, Francisco Alves Júnior.

Publicidade

De acordo com o site do MP-GO, moradores de Terezópolis reclamam que o número de viagens entre os dois municípios é insuficiente para o transporte seguro e eficiente. Segundo o prefeito Francisco Alves, a linha de ônibus Goiânia/Anápolis não consegue atender à demanda de todas as cidades incluídas no trajeto. Para Francisco, uma solução seria disponibilizar ônibus para a linha a cada 15 minutos.

Publicidade

Também participaram da reunião, por parte do MP-GO, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CAO), Alessandra de Melo Silva, a promotora Maria Cristina de Miranda e o promotor Ramiro Martins Netto, integrante do Núcleo de Apoio Técnico do CAO Consumidor.

Publicidade

Para Ramiro, também é necessário atentar para a proibição do transporte de passageiros em pé. O promotor ainda ressaltou que a Comissão dos Usuários de Transporte de Terezópolis deliberou que nove viagens atenderiam à demanda da população.

Milton Batista, gerente de Transporte da AGR, explicou que após a criação da Região Metropolitana de Goiânia, a demanda aumentou, o que gerou conflito na linha de ônibus Goiânia/Terezópolis/Anápolis, classificada como semiurbana.

Publicidade

Devido a esse ponto, os passageiros, então, não podem embarcar no ônibus em qualquer ponto. No entanto, a definição da linha como intermunicipal é de competência da CMTC. Milton ressaltou a importância de redefinir as linhas o mais rápido possível para que sejam determinadas as vedações e permissões legais.

Com a tentativa de melhorar o sistema de transporte de forma emergencial, o promotor Ramiro solicitou à CMTC a elaboração de uma nova planilha de horários para a linha Goiânia/Terezópolis, de acordo com a análise feita pela Comissão dos Usuários de Transporte do município. Além disso, o MP-GO também requisitou a apresentação de um estudo, feito pela AGR, sobre a viabilidade da criação de uma seção em Terezópolis.

Será realizada uma nova reunião na próxima sexta-feira (10), às 15h, na sede do MP-GO para dar continuidade ao assunto.

Publicidade