Categorias: Cidades

MP aciona prefeito de Pires do Rio por atrasos no pagamento de servidores

A promotora de Justiça Tarsila Costa Guimarães ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Pires do Rio, Luiz Eduardo Pitaluga da Cunha, pelo atraso no pagamento dos salários dos servidores municipais. Conforme argumenta a promotora, os pagamentos estão sendo feitos com atraso desde janeiro de 2012. Ela também requereu o cumprimento de sentença judicial que determinou ao município de Pires do Rio o pagamento de todos dos servidores até o dia 10 do mês seguinte ao vencido.

Segundo esclareceu, o MP instaurou inquérito civil visando apurar o descumprimento da sentença judicial, que previa ainda a incidência de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento, sem prejuízo da responsabilidade criminal.

Contudo, apesar da determinação judicial e da expedição de inúmeros ofícios pelo Ministério Público ao Poder Público Municipal para que regularizasse o pagamento do funcionalismo público, o prefeito reeleito, Luiz Eduardo da Cunha, continuou a descumprir a ordem judicial. Além disso, segundo observa Tarsila Guimarães, o atraso afronta a Lei Orgânica do Município que, no artigo 47, dispõe que “é obrigatória a quitação da folha de pagamento dos servidores e públicos municipais, ativos, inativos e pensionistas, até o dia 10 de cada mês seguinte ao vencido, sob pena de se proceder a atualização da mesma”.

De acordo com a promotora, “o atraso no pagamento dos servidores públicos municipais configura clara ofensa aos princípios da legalidade, moralidade, responsabilidade fiscal e, sobretudo, grave violação à dignidade humana dos servidores que são privados dos recursos indispensáveis à satisfação das necessidades básicas”.

Assim, visando assegurar o cumprimento da decisão judicial e responsabilizar o gestor municipal por ato de improbidade administrativa, o Ministério Público ajuizou duas medidas judiciais: o cumprimento de sentença e a ação civil pública por ato de improbidade administrativa. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024