Durante sessão do Conselho Seccional, será lançado o Movimento Eleições Limpas pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), nesta quarta-feira (20). O projeto, que será coordenado pelo conselheiro Flávio Buonaduce Borges, tem como objetivo divulgar os principais pontos sobre a legislação eleitoral.
Serão fornecidos canais de comunicação para orientar o eleitor sobre seus direitos e o registro de denúncias sobre possíveis irregularidades durantes campanha, pelo telefone 0800-642-2210. A denúncia será recebida pela OAB e encaminhada à Polícia Federal (PF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público (MP). Um site também deverá ser lançado em breve.
De acordo com o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o Movimento Eleições Limpas pretende fortalecer a democracia. “Vemos, muitas vezes, uma descrença do cidadão diante de tantos escândalos políticos, mas precisamos despertar nele a consciência de que ele é o dono do processo”. E continua: “Se a sociedade se unir, as mudanças ocorrerão”, afirma.
O coordenador e conselheiro Flávio Borges também fala que uma das intenções é conscientizar a população. “O eleitor é protagonista das eleições e queremos que ele saiba do poder do voto. Além de conscientizá-los sobre seus direitos, esclarecer sobre as condutas consideradas ilícitas”, explica.