Categorias: Brasil

Motor de avião da Latam explode, e aeroporto de Congonhas fecha

O motor de uma aeronave A320 da Latam prestes a decolar em São Paulo pegou fogo no começo da noite desta quarta-feira (22) e todos os voos no aeroporto de Congonhas foram suspensos. As atividades foram retomadas às 20h07.

O avião tomava velocidade na pista, no sentido Jabaquara, e conseguiu frear no início da aceleração. O voo 3264 iria a Belo Horizonte, segundo a companhia aérea, e não há registro de feridos. O incêndio no motor da aeronave aconteceu após a colisão de um pássaro com a turbina, de acordo com funcionários da Latam, que negam problemas de manutenção.

Bombeiros contiveram labaredas de fogo, que duraram poucos segundos, com jatos de espuma, e limparam pedaços da turbina que ficaram na pista.Havia 134 passageiros e seis tripulantes a bordo da aeronave, segundo a Latam, que disse ter oferecido acomodação ou embarque para a capital mineira em outro voo, às 22h30.

De acordo com funcionários da Infraero, os passageiros entraram em pânico dentro do avião.

O biólogo Uitã Stumpf, 29, estava no voo e relatou o momento da explosão. “O avião estava acelerando e, quando ele foi subir, ele desceu. Em cinco segundos, ele subiu e desceu e começou a derrapar. Veio aquele cheiro forte de fumaça e o pessoal começou a gritar que estava pegando fogo” disse ele, que vai ser realocado em outro voo.”A gente ficou em pânico. Todo mundo gritando ‘fogo!’, a gente ficou com medo de explodir. Falaram que estava até o pessoal de [esquadrão] antibomba. E a gente com medo pelos passageiros lá dentro”, disse Caio Fonseca, 23, funcionário de uma loja no aeroporto que viu o momento do incêndio.

Por volta das 19h20, o avião era recolhido da pista. Às 20h, voos que iriam pousar ainda sobrevoavam o local. O aeroporto fechou às 18h48 e foi reaberto às 20h07, após limpeza da pista.

Por ser um dos aeroportos mais movimentados do país, o fechamento de Congonhas provoca um efeito cascata e afeta outros aeroportos. Alguns voos foram transferidos para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).

A Latam diz que cancelou 13 voos em Congonhas e alternou outros 16. No total, o aeroporto teve 72 voos atrasados e 24 cancelados.A companhia informou que os passageiros receberão “toda assistência necessária” e que já abriu um processo para investigar as causas do acidente.

(FOLHAPRESS)

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024