Quase 14 anos após o acidente que provocou a queda do avião da Air France, a decisão do julgamento da companhia aérea e da fabricante de aviões deve ser divulgada nesta segunda-feira (17). A aeronave, que ia do Rio de Janeiro a Paris, caiu no dia 1º de junho de 2009, matando todos as 228 pessoas a bordo e, agora, as empresas são acusadas de homicídio culposo.

O motivo, já divulgado há alguns anos, seria por conta de que, no meio do caminho, a aeronave do modelo Airbus A330 caiu, em queda livre por quatro minutos, durante uma tempestade no meio do oceano Atlântico. Informações mais detalhadas afirmam que, parte disso, foi uma sucessão de erros.

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Isso por que os motores do avião estavam funcionando, mas as asas eram incapazes de captar ar o suficiente para seguir no ar, por estar acima da altitude correta. A investigação conduzida pela França também constatou que os pilotos do voo não lidou corretamente com a perda de leitura de velocidade depois que sensores do avião foram bloqueados pelo gelo da tempestade.

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Por isso, sem conseguir ler as informações, a aeronave manteve o nariz muito alto, o que causou o chamado estol aerodinâmico, que é quando a inclinação impede que o ar circule sobre a parte superior da asa e faz com que o avião perca sua sustentação.

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O especialista em aviação Lito Sousa, que possui o maior canal sobre o assunto no Youtube, tem um vídeo, publicado há três anos e com mais de 14 milhões de visualizações. em que explica passo a passo o que aconteceu durante a queda do avião da Air France. Assista na íntegra.

Vale lembrar que, por conta deste acidente, a aviação comercial mudou completamente, principalmente para os profissionais. Dentre as melhorias após a queda do avião da Air France há a do setor no manuseio da perda de controle e, consequentemente, mais treinamento para pilotos.

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Já sobre o julgamento, o processo teve teve início em outubro do ano passado com audiência inicial em 10 de outubro de 2022. Especialistas dizem, conforme reportagem da CNN, que os papéis relativos do erro do piloto ou do sensor serão fundamentais para o julgamento, expondo uma batalha que dividiu a elite aeronáutica da França. Resumindo, a Airbus culpa companhia aérea que, por sua vez, culpa a Airbus.

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