Política

Morte de Dona Iris gera consternação e tristeza entre lideranças políticas

Tão logo a notícia do falecimento da ex-primeira dama de Goiás, Dona Iris de Araújo Rezende foi confirmada nesta terça-feira (21/02), setores políticos partidários e entidades empresariais de diferentes segmentos se manifestaram em torno de solidariedade em memória a vida da ex-deputada e sentimentos aos seus familiares.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), lembrou do período que atuaram juntos como deputados federais na Câmara dos Deputados. “Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos com coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano”, rememorou.

Presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela destacou sua consternação com a morte da ex-esposa do prefeito Iris Rezende Machado, que faleceu em novembro de 2021. “Assim como o marido, ela marcou a história da política em Goiás e no país e deixa uma imensa lacuna dentro do nosso MDB”, salientou o vice-governador.

Ele também lembrou a atuação política dentro do MDB e voltou ao tempo para falar de quando chegou a ser candidata à vice-presidência da República. “Não por acaso, chegou ao posto de candidata a vice-presidente da República em 1994, na chapa liderada por Orestes Quércia, e também ao de presidente dos diretórios estadual do MDB (1995-1998) e do nacional – este entre 2009 e 2010”, pontuou.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) decretou luto oficial de três dias no município e também pontuou o legado de dona Iris na área de desenvolvimento social goiano. “No campo social, foi fundadora e a primeira presidente da Fundação Legionárias do Bem-Estar Social, na Prefeitura de Goiânia. No Governo do Estado, em duas oportunidades, na Presidência da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), desenvolveu intenso trabalho social”.

O republicano também destacou a atuação política de meio século. “Ao longo de mais de 50 anos de dedicação à atividade pública, sempre foi defensora das grandes mudanças em prol dos direitos fundamentais da pessoa humana, para se alcançar objetivos de paz, justiça e amor”, ressaltou.

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o deputado Bruno Peixoto (União Brasil) que por muito tempo pertenceu às fileiras emedebistas também expressou sua tristeza em relação à morte da ex-primeira-dama. “Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de Dona Iris, mulher forte e batalhadora”, salientou.

Ele ainda pontuou sobre a trajetória da emedebista e a memória para o eleitorado goiano. “Seu legado ficará para sempre na história de Goiás. Uma mulher que dedicou a vida em prol da população goiana. Que Deus conforte toda família neste momento de dor! 🙏🏻”.

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriota), lembrou que foi ele, enquanto presidente da Câmara dos Vereadores de Aparecida de Goiânia, em 2018 que propôs o titulo concedido de cidadã aparecidense a dona Iris. “Sentirei falta de ver a presença de Dona Íris nos palanques com seus discursos firmes. No MDB ela sempre teve uma voz de comando ativa e nas urnas ela sempre recebia o carinho dos goianos”, salientou. Mariano ainda relembrou o amor de Dona Iris pela culinária.

Deputada federal, a delegada Adriana Accorsi (PT-GO) também não deixou de mencionar a trajetória de dona Iris no legado da política goiana. “Recebo com pesar a notícia do falecimento de Dona Iris de Araújo,  ex-deputada federal e ex-primeira dama. Uma pessoa tão importante na história política e social do nosso estado. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, salientou.

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) que disputou as eleições municipais em 2016 contra o ex-prefeito Iris Rezende Machado expressou tristeza e destacou a atividade firme da ex-primeira dama no mundo político. “Muito triste a notícia da morte da ex-primeira-dama de Goiás e de Goiânia, e ex-deputada federal Dona Íris. Sempre muito ativa na política, suas opiniões e posicionamentos fortes farão falta. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos nesse momento de dor”, pontuou.

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota) destacou a importância de dona Iris em sua trajetória política. “Tenho a satisfação de poder ter dito a ela em vida o quanto ela foi importante para a minha história, o quanto ela inspira a Mayara e milhares de mulheres goianas. Aliás, em um dos meus últimos atos como prefeito de Aparecida, entreguei a ela uma homenagem à sua família, que tanto ajudou a construir a cidade de Aparecida”, salientou.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024