Morreu aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento – Pelé. O Rei do Futebol, considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos. A causa da morte foi um câncer no cólon, após um mês internado no hospital Albert Einsten, em São Paulo. De acordo com boletim médico, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.
O velório será realizado no Estádio da Vila Belmiro, a casa do Santos – único time que Pelé defendeu no Brasil. Uma estrutura já vinha sendo montada nos últimos dias, quando o caso ficou irreversível. O público terá acesso a cerimônia.
Kely Nascimento, filha de Pelé, postou nas redes sociais uma mensagem de despedida. “Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”. O Santos Futebol Clube publicou uma imagem de uma coroa com o dizer “eterno”.
Futebol
Sua estreia na Seleção Brasileira aconteceu em 1957 e foi o jogador mais jovem a conquista uma Copa do Mundo. Foi peça importante na conquista do título da Copa de 1958, na Suécia. Levantou o caneco em 1962 no Chile e em 1970 no México.
No Santos foi campeão em dez edições do Campeonato Paulista – torneio que conseguiu o feito de ser nove vezes consecutivas o artilheiro. Também conquistou dois títulos da Copa Libertadores e duas edições do Mundial de Clube.
Gols
Pelé em sua carreira marcou 1.282 gols em 1.364 partidas. Pelo Santos foram 1.116 jogos – 1.091 gols. Com a camisa da Seleção Brasileira balançou as redes em 95 oportunidades e entrou em campo em 113 partidas.
Com informações – Agência Brasil