Morreu nesta quarta-feira (15), o irmão mais novo de Iris Rezende, Otoniel Machado Carneiro, aos 85 anos. A informação foi confirmada ao Diário de Goiás pela filha de Iris, Ana Paula Machado. Otoniel sofria de Alzheimer e a causa da morte ainda não foi divulgada.
O irmão de Iris era médico, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e agropecuarista. Na carreira na área da saúde, Otoniel se tornou proprietário do Hospital Samaritano, na capital. Também atuou na política ao lado do irmão, mas após derrota de Iris para Marconi Perillo, em 1998, chegou a ser preso, fato que veio a debilitar sua saúde a partir de então.
Anterior a isso, o médico atuou como senador por Goiás, com mandato entre os anos de 1995 a 2023. Nesse ínterim, também teve cargos de importância, como secretário de Governo, durante a gerência de Iris como governador de Goiás, entre 1982-1986 e 1991-1994.
Conforme Iris relatou em entrevistas, havia a crença de que as decepções e embates políticos foram os principais causadores pelo desencadeamento dos problemas de saúde do irmão. Com o passar dos anos e agravamento do Alzheimer, Otoniel perdeu a memória e ficou incapacitado para o trabalho.