Morreu na noite desta segunda-feira (13), o ex-ministro e ex-deputado federal Eliseu Padilha, em Porto Alegre. Aos 77 anos, Padilha estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde o dia 22 de fevereiro deste ano. O falecimento ocorreu às 22h49min.
Eliseu Lemos Padilha era um exímio observador da cena política nacional. Em quatro mandatos de deputado no Congresso Nacional, antecipava com precisão o resultado de votações importantes, sendo considerado um oráculo pelos colegas.
Tamanha capacidade de previsão fazia dele um analista político cobiçado pelo governo de plantão e sempre consultado pelos demais partidos, fossem aliados ou adversários.
Para exercer o dom, Padilha montava extensas planilhas nas quais computava a intenção de voto de cada parlamentar. A partir do mapeamento prévio, entrava em ação conversando ao pé de ouvido com os colegas que considerava ser passíveis de mudar de posição. Foi assim que atuou em momentos decisivos dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Dilma Rousseff (2011-2016) e Michel Temer (2016-2018), nos quais foi ministro.