Publicidade
Cidades
| Em 4 meses atrás

Moradores de Aparecida podem solicitar vacinação contra raiva em casa; saiba como

Compartilhar

A Campanha Antirrábica 2024 iniciou nesta semana em Aparecida de Goiânia. Pensando na comodidade e segurança dos animais, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) está disponibilizando a vacinação de cães e gatos em casa. A iniciativa é voltada para moradores que possuem mais de cinco animais de estimação na mesma propriedade.

O atendimento deve ser agendad, para que as equipes da Unidade de Zoonoses possam realizar a vacinação contra raiva em domicílio. A solicitação pode ser feita pelos números (62) 3545-5921 ou (62) 3545-5922

Publicidade

Além da vacinação domiciliar, os tutores também podem levar seus cães e gatos até a Unidade de Zoonoses, independentemente da quantidade de animais. A unidade fica localizada na Rua Reno, esquina com a Rua Rodeio, Qd. 54, Setor Pontal Sul II. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Publicidade

O Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano será no dia 28 de setembro (sábado), quando haverá mais de 130 postos de vacinação na cidade, em unidades de saúde, escolas, praças e outros estabelecimentos públicos. A SMS pretende vacinar mais de 71 mil cães e gatos durante toda a campanha.

Publicidade

Importância da vacinação

A raiva é uma doença viral grave, que afeta mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. A infecção ocorre por meio da mordida ou arranhão de animais infectados. Nos animais, os principais sintomas incluem agressividade, salivação excessiva, paralisia e alterações de comportamento. Em humanos, a doença é quase sempre fatal. A vacinação é a única forma eficaz de prevenção, tanto para os pets quanto para evitar a transmissão da doença para as pessoas.

O secretário interino de Saúde, João Paulo Nascimento, destaca a importância da vacinação. “A imunização contra a raiva é essencial para proteger não só a saúde dos animais, mas também a segurança de toda a população. A vacinação é a medida mais eficiente e segura para prevenir essa doença grave. Por isso, faço um apelo a todos os tutores de cães e gatos da nossa cidade para que participem da campanha. O serviço é gratuito e confiável”, pontua

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.