Publicidade
Economia
| Em 1 mês atrás

Missão de Goiás na China encerra com prospecção de parcerias no mercado de carros elétricos

Compartilhar

A comitiva goiana foi à China para realizar negociações e tentar novas parceriais comerciais, de olho em iniciativas inovadoras. Como resultado da iniciativa da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o Governo de Goiás concluiu a visita com avanços para o mercado de carros elétricos, atualmente em crescimento no país e no mundo.

Liderada pelo titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho, a comitiva goiana tinha como foco oportunidades de negócios com potencial para abrir caminho ao futuro sustentável e competitivo na economia goiana. “Retornamos com perspectivas sólidas para transformar o estado em um polo de inovação no mercado de carros elétricos”, comemorou Joel Sant’Anna sobre os resultados da viagem.

Publicidade

Os representantes de Goiás visitaram o maior posto de carregamento elétrico da China, localizado na cidade de Shenzhen. Lá, puderam estudar a viabilidade de trazer essa tecnologia para o Estado. A infraestrutura da cidade chinesa tem capacidade para carregar 258 veículos simultaneamente, com um total de 690 postos de carregamento, a intenção é trazer esse potencial para os municípios de Goiás.

Publicidade

Visando esse mesmo resultado, a comitiva goiana também visitou a sede do Corpo de Bombeiros da China, onde foi discutida a normatização da instalação de carregadores elétricos de forma segura em novos empreendimentos em Goiás.

Publicidade

Networking

Entre as interações no mercado de carros elétricos, durante a viagem, houve encontro com o CEO da Exo Charger, Sr. Kevin, representante de uma das maiores fabricantes de carregadores elétricos do mundo. A reunião teve como foco a apresentação da tecnologia de ponta utilizada na fabricação dos produtos e a discussão sobre uma possível parceria em joint venture com empresas goianas.

Para além do segmento de carros elétricos, a comitiva se reuniu com o empresário chinês Mário He para buscar mais investimentos e novas tecnologias para o estado de Goiás. Na oportunidade, foi discutida uma parceria para a introdução de drones especializados no combate a incêndios no estado.

Publicidade

Já no fim da experiência, em Xangai, a missão visitou uma garagem de ônibus elétricos que também funciona como central de carregamento. O local tem capacidade para estacionar 1.300 ônibus e oferece 500 pontos de carregamento simultâneos, tecnologia que Goiás busca replicar no Brasil.

A missão foi encerrada com uma visita técnica ao Centro de Drones do Governo de Xangai, onde foram abordados o desenvolvimento de novas tecnologias em drones agrícolas, térmicos, de combate a incêndios, drones tripulados e drones militares.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.