Vem aumentando a possibilidade do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disputar a próxima eleição, em 2022, pelo estado de Goiás. Em entrevista ao Estado de S. Paulo, o auxiliar do presidente Bolsonaro sinalizou que pode tentar a única vaga que há no Senado no ano que vem.
Nos bastidores, o nome do ministro já vinha de há muito sendo levantado por partidos políticos, inclusive os convites já teriam acontecido. Um deputado federal revelou ao Diário de Goiás que Tarcísio tem grandes chances de sair candidato a senador por Goiás “com muita chance, pois ele faz um bom trabalho e já é quase um morador de Goiás”.
Em entrevista, o ministro afirmou que ainda não decidiu o cargo e nem o estado que disputaria a eleição de 2022, mas mencionou Goiás.
“Vou caminhar junto com o presidente. Não sei se exatamente num governo de Estado, não sei se exatamente em São Paulo. De repente no Parlamento, de repente em Goiás. Por exemplo, por que não o Senado em Goiás?”, diz o ministro.
O ministro não se envolve em polêmicas ideológicas no atual governo, tem relacionamento com todos os governos estaduais — de oposição, inclusive — e segue com os projetos de desburocratização na infraestrutura do país. Os leilões que já foram realizados, e os que estão na agenda para os próximos meses, dão forte capilaridade política a Tarcísio.
Ainda de acordo com o ministro, é preciso avaliar o cenário político nos próximos meses em cada estado para vislumbrar qual melhor estratégia de palanque para o governo de Bolsonaro tentar a reeleição.
“É uma possibilidade. Adoraria ver isso tudo ser concretizado lá na frente. Então me parece ser uma alternativa interessante. Mas sempre na lógica: o que ajuda mais o presidente, onde a gente tem que estar para caminhar junto do presidente? Quais são as melhores combinações de palanque em cada um dos estados? É essa melhor combinação que nós temos que buscar”, afirma o ministro.
O ministro visita Goiás com muita frequência, inclusive é mencionado em discursos do governador Ronaldo Caiado, que lembra do bom relacionamento que tem com Tarcísio.
A última viagem a Goiás do ministro foi na segunda-feira que passou, dia 6, onde ele participou da entrega da restauração de 96 km da BR-414, no Distrito de Vila Taveira, em Niquelândia. As obras aconteceram com verba do governo federal.