Categorias: Cidades

Vídeo: Ministro dos Transportes afirma que viaduto de acesso ao Aeroporto deve ficar pronto até dezembro

Em visita as cidades de Goiânia e Aparecida para discutir obras de infraestrutura no atual trecho da BR-153, o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, destacou que a prioridade inicial será a construção do acesso ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva. No total estão previstas cinco grandes obras, a previsão de gastos é de cerca de R$ 500 milhões.

{youtube}0wT2Nv0cY_s{/youtube}


Segundo o ministro Antônio Carlos Rodrigues, a primeira construção deverá ser o viaduto que dá acesso ao aeroporto. A presidente da República Dilma Rousseff (PT), afirmou em recente visita a Goiânia que a obra ficará pronta até novembro.

O ministro desatacou que até dezembro o viaduto poderá ficar pronto, mas a definição oficial de datas deverá ocorrer somente na próxima semana em uma reunião.

“Nós estamos fazendo a visita técnica vendo as reivindicações. Está marcada para próxima semana uma reunião com a ANTT, prefeituras, legislativos para tocar o cronograma e ver o que fazemos com essa obra. Acredito que a empresa já tenha tomado às providencias. Estamos aguardando as autorizações. Não foi dado o ok, porque estão faltando alguns projetos e autorizações, mas tudo vai caminhar bem, dentro desta semana”, afirma o ministro.

Outras obras

Daqui a dois anos deverão ser iniciadas as obras do desvio da BR-153 e desta forma o atual trecho da rodovia ficará a cargo das duas cidades. Desta forma, antes que os municípios assumam o controle da via, os prefeitos fizeram pedidos de construção de obras de infraestrutura.

Em Aparecida, o pedido é para a construção de três obras: dois viadutos, sendo um na Avenida Bela Vista, na divisa com Goiânia, que pode desafogar em até 40% o trânsito no elevado do Jardim Botânico. O outro viaduto está previsto para ser construído próximo ao centro de Aparecida, para que seja a ligação com a região leste da cidade.

A outra obra é a construção de pontes na baixada do Country Clube, a área é sujeitas a alagamentos. Para o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, esta é a principal intervenção a ser feita no atual trecho da BR-153.

“Ali qualquer chuva maior pode rodar aquele bueiro e trazer transtornos muito grandes para a BR e para a cidade de Aparecida, então ali tem que fazer duas pontes laterais, depois implodir o meio e fazer uma ponte central, isso lá é super importante e urgente, pois se der uma chuva com grande volume de água, pode levar a BR e os transtornos são muitos grandes”, destaca  Maguito Vilela.

Em Goiânia além da obra do viaduto do aeroporto, também há a expectativa da construção de um elevado próximo a CELG no Setor Universitário. De acordo com o prefeito da capital, Paulo Garcia, uma via deverá ser construída do lado do Jardim Novo Mundo. A maior parte das obrigações da prefeitura já foram feitas.

“Da parte de Goiânia era algumas desapropriações próximas ao viaduto da Celg. Elas já foram realizadas”, explica o prefeito Paulo Garcia.

De acordo com o ministro, a expectativa é que em julho se tenha quase todas as autorizações.

Thais Dutra

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024