O ministro da Integração Nacional e ex-prefeito de Ananindeua, Hélder Barbalho (PMDB), lidera a corrida pelo governo do Pará em todos os cenários, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paraná, e divulgada nesta terça-feira (4). Helder, que também foi ministro da Pesca no governo Dilma, deve disputar o governo do Estado pela segunda vez. Em 2014, chegou a vencer o primeiro turno com um ponto percentual à frente do atual governador Simão Jatene (PSDB), mas foi derrotado em segundo turno por 51,92% a 48,08%, em uma das disputas mais acirradas do país. Jatene – que foi reeleito – não pode concorrer novamente ao cargo, por isso foram apresentados ao eleitor três cenários com candidatos que representam a base aliada do governador paraense.
No cenário 1, estimulado (em que são apresentados os nomes dos possíveis candidatos aos eleitores), o ministro da Integração Nacional e ex-prefeito de Ananindeua, Hélder Barbalho (PMDB) tem 34,4%, seguido pela ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT), com 15,3%. A jornalista Úrsula Vidal (Rede) tem 10,5%, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda (DEM) 7,2%. O também deputado estadual Sidney Rosa aparece com 6,5%, e a vereadora por Belém, Marinor Brito (PSOL) tem 5,8%.
No cenário 2, com a eventual candidatura do prefeito de Ananindeua, Manoel Pinheiro, no lugar de Márcio Miranda, Hélder Barbalho segue líder, com 32,7% de intenção de voto. Ana Júlia tem 14,6%, Manoel Pioneiro 12,1, Úrsula Vidal 10,1, Sidney Rosa 6,5 e Marinor Brito 4,9%.
Também foi apresentado aos eleitores um terceiro cenário, com uma candidatura do secretário de Desenvolvimento Econômico e Mineração e ex-prefeito de Paragominas, Adnam Demachki (PSDB), como representante da base aliada ao governador Simão Jatene. Hélder Barbalho segue nessa estratificação, na liderança, com 34,7% das intenções de voto. Ana Júlia tem 16,1%, Úrsula Vidal 11%, Sidney Rosa 6,8%, Marinor Brito 6,1 e Adnam ocuparia o último lugar, com 3,6%.
Helder Barbalho e Ana Júlia são os mais rejeitados
A ex-governadora petista Ana Júlia Carepa, embora ocupe a vice-liderança nas intenções de voto, é a mais rejeitada entre os possíveis candidatos ao governo. 41,7% dos entrevistados afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Helder é o segundo mais rejeitado, por 35,7%. O prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro é rejeitado por 14,7%, Marinor Brito por 9,9%. Úrsula Vidal tem 9,4% de rejeição, seguida por Sidney Rosa, com 9,3%, Márcio Miranda, com 8,6% e Adnan Demachki, que é o menos rejeitado, com 7,9%.
Senado
O deputado federal Éder Mauro (PSD) é o líder nas intenções de voto para o Senado, à frente do atual senador Jader Barbalho, que deve tentar a reeleição. No levantamento estimulado, ele apresenta 36,4% de intenção de voto, enquanto Jader tem 30%. O governador Simão Jatene, que não pode tentar a reeleição, tem 28%. O ex-senador tucano Mário Couto tem 25,5% de intenção de voto e Márcio Miranda 13,9%.
Em um segundo cenário, com o senador Flexa Ribeiro candidato a reeleição no lugar de Simão Jatene, Éder Mauro segue líder, com 37,2% de intenção de voto. Jader Barbalho tem 30,7%, Mário Couto 25,8%, Flexa Ribeiro 20,5% e Márcio Miranda 13%.
Pesquisa
A Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores em 52 municípios paraenses entre os dias 28 de junho e 1º de julho. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.