Durante solenidade de inauguração do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), ao conceder entrevista coletiva, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo prometeu reforçar parcerias com o Governo de Goiás no próximo ano.
O Ministro foi questionado pelo Diário de Goiás sobre criticas que ocorreram durante o processo eleitoral de que o governo Federal precisa atuar melhor nos estados, no que diz respeito à área de Segurança Pública.
Cardozo reconheceu algumas falhas. Entre elas a necessidade de mais recursos para o setor, à criação de um Fundo Nacional que pudesse vincular receitas e ainda a formatação de um padrão de gestão da Segurança Pública que segundo o próprio ministro disse precisa ser “impecável”. Ele também ressaltou que o governo federal deve atuar de forma integrada com os estados.
“Nós temos a clareza que o problema de Segurança não se resolve se não houve uma integração muito forte do governo federal nos estados. Viemos investindo ao longo deste tempo, mas agora especialmente depois da experiência da Copa do Mundo, da integração das forças policiais federais com estaduais eu tenho certeza que daqui pra frente teremos outro patamar de atuação”, destaca o Ministro.
Em resposta ao Diário de Goiás, o governador de Goiás Marconi Perillo em tom amistoso ao lado do Ministro da Justiça explicou que a queixa dele é em relação às leis que precisam ser mais duras.
“Precisamos trabalhar algumas políticas coordenadas nacionalmente para que a gente possa ver esta curva de criminalidade ser revertida definitivamente. Acho que nós vamos ter que olhar com muita atenção esta questão da legislação penal. A gente prende 10 pessoas por dia e a justiça solta 20. Então há uma falha e a gente precisa fazer um trabalho coordenado”, descreve Perillo.
O governador ainda relatou que as fronteiras precisam ser mais bem reforçadas para evitar a entrada ilegal de armas e drogas no país. Marconi Perillo ainda disse que seria interessante que haja uma vinculação constitucional de recursos federais, estaduais e municipais, tal como acontece na educação e na saúde.
José Eduardo Cardozo reforçou que Goiás tem sido um estado parceiro da União nas ações realizadas.
“O estado de Goiás é um estado parceiro, nós temos tido uma parceria excelente com o governo do estado de Goiás, seja com políticas das mais diferenciadas que nós temos desenvolvido. Uma série de questões que temos tratado em comum acordo. É necessário intensificar isso”, afirma o Ministro da Justiça.