Se depender do novo ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), os profissionais que atuam nas agências lotéricas do Brasil entraram na lista de grupos prioritários da vacina contra a Covid-19. Ele pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga que incluísse os trabalhadores na fila de priorização. A declaração foi feita nesta quinta-feira (01º/04) na live que participou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
A avaliação do novo ministro é que os profissionais que atuam nas Lotéricas estão muito expostos à pandemia por conta do auxílio emergencial. “Pedi que inserisse nessa priorização os profissionais que trabalham nas lotéricas. Esse pessoal das Lotéricas nesse período que vamos iniciar o pagamento do auxílio emergencial. Muitas vezes termina que é presencialmente que o cidadão vai tirar alguma dúvida e eles estão nesse front, prestando serviço para gente conseguir superar essa pandemia”, explicou. Na teoria, dá para fazer toda a solicitação do auxílio emergencial por meio do aplicativo “Caixa Tem”, para evitar aglomerações em agências da Caixa ou Lotéricas.
Ele também disse que pediu a inserção dos profissionais que trabalham na retaguarda do Sistema Único de Saúde no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade dentro dos grupos prioritários. “Eu fui pedir a priorização de todos aqueles que trabalham no sistema SUS. Que é o pessoal da assistência que trata dessa população vulnerável, que é a que está mais sofrendo e tem passado fome no Brasil”, concluiu.