Além de participar de solenidade de lançamento da requalificação da Praça Cívica, o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab se reuniu em momentos distintos com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia e com o governador de Goiás, Marconi Perillo. Foram firmadas parcerias nas áreas da habitação, saneamento, meio ambiente e mobilidade.
A primeira agenda de Kassab foi com Paulo Garcia. Segundo o prefeito da capital, a conversa foi para analisar junto com a equipe do ministro os convênios já existentes e a possibilidade de outros serem realizados, na área de mobilidade, habitação, drenagem e esgotamento sanitário.
Na área de mobilidade, destaque para o corredor BRT Norte Sul. Foram abordados alguns pontos do projeto. Outra proposta apresentada foi A construção de viaduto na Marginal Botafogo com a Avenida Deputado Jamel Cecílio. A Prefeitura busca recursos federais para execução da obra.
“O ministro nos deu oportunidade de apresentar vários projetos”, afirma o prefeito Paulo Garcia.
Já na conversa com o governador, o tema mobilidade urbana também foi tratado. De acordo com Marconi Perillo, foi apresentada a necessidade de execução de projetos de BRTs e VLTs nas regiões metropolitanas de Goiânia e de Brasília.
No total são quatro projetos, para esta área; “BRT-Entorno Sul”; “Extensão do Eixo Anhanguera”; “BRT Aparecida” e “Veículo Leve Sobre Trilhos de Goiânia”.
Outro tema de destaque foi a implantação de um programa para erradicar os lixões em Goiás.
“Já conversei com ele (ministro) sobre algumas demandas nossas. Uma delas será a de transformar Goiás no primeiro estado sem lixão no Brasil. O projeto vai se chamar Goiás sem lixão. Todos nós sabemos que a responsabilidade dos resíduos sólidos é dos municípios, mas o pedido é para que o Ministro ajude os prefeitos”, destaca o governador.
O ministro informou que examinaria novas demandas, já que todas são importantes para o Estado de Goiás. “Todas elas muito importantes para Goiás e terão apoio do governo federal”, destaca Gilberto Kassab.