Publicidade

Ministério da Saúde libera vacina contra Covid-19 para crianças de seis meses a 4 anos

Por 2 anos atrás

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra Covid-19 e liberou o imunizante para as crianças de seis meses a quatro anos de idade sem comorbidades. Uma nota técnica publicada na última sexta-feira (23) reconhece a incidência da doença nas crianças menores de cinco anos. Portanto, o objetivo da nova recomendação é diminuir número de infecções que aumentam diariamente em todo país.

De acordo com a pasta, a recomendação passará a valer a partir da publicação do parecer técnico da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e de uma portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério. 

Publicidade

Vale lembrar que antes, a vacina Pfizer Baby era indicada somente para crianças entre seis meses e três anos com comorbidades. A partir dos três anos, os imunizantes autorizados eram a CoronaVac e uma outra versão da Pfizer para cinco anos ou mais. 

Publicidade

Com a nova recomendação, todas criança a partir de seis meses poderão receber a primeira dose. Conforme a nota técnica o esquema será em três doses, tendo um intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda, e de oito semanas para a terceira aplicação. 

Publicidade

Vacinas bivalentes

No domingo (25), foram entregues 2,8 milhões de doses de vacina bivalente BA.4/BA, que protege contra a a cepa original e duas subvariantes ômicron.

As ampolas serão distribuídas após passarem por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. (Com informações da Agência Brasil).

Publicidade
Publicidade
Compartilhar
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.