O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra Covid-19 e liberou o imunizante para as crianças de seis meses a quatro anos de idade sem comorbidades. Uma nota técnica publicada na última sexta-feira (23) reconhece a incidência da doença nas crianças menores de cinco anos. Portanto, o objetivo da nova recomendação é diminuir número de infecções que aumentam diariamente em todo país.
De acordo com a pasta, a recomendação passará a valer a partir da publicação do parecer técnico da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e de uma portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério.
Vale lembrar que antes, a vacina Pfizer Baby era indicada somente para crianças entre seis meses e três anos com comorbidades. A partir dos três anos, os imunizantes autorizados eram a CoronaVac e uma outra versão da Pfizer para cinco anos ou mais.
Com a nova recomendação, todas criança a partir de seis meses poderão receber a primeira dose. Conforme a nota técnica o esquema será em três doses, tendo um intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda, e de oito semanas para a terceira aplicação.
No domingo (25), foram entregues 2,8 milhões de doses de vacina bivalente BA.4/BA, que protege contra a a cepa original e duas subvariantes ômicron.
As ampolas serão distribuídas após passarem por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. (Com informações da Agência Brasil).