Publicidade
Cidades
| Em 8 meses atrás

Ministério da Saúde investe R$ 3,9 milhões em repasse de 12 ambulâncias para municípios de Goiás

Compartilhar

O Ministério da Saúde repassou na última terça-feira (9) 12 ambulâncias para municípios goianos para a composição da frota do Serviço Móvel de Urgência (Samu). As 12 ambulâncias repassadas a Goiás representam um investimento de R$ 3.910.788,00 por parte do Ministério da Saúde. Todas são Unidades de Suporte Básico de Vida (USB).

Três veículos serão destinados a municípios que já são dotados de uma base descentralizada do Samu e que passarão a ter uma ambulância a mais. As outras nove ambulâncias serão repassadas para os municípios onde foram construídas novas bases do Samu e que aguardam a chegada dessas unidades para entrar em operação.

Publicidade

A solenidade de entrega dos novos veículos aconteceu no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG), com a presença do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, e do secretário Rasível Santos, entre outras autoridades. O secretário Rasível Santos destacou que a repasse das 12 ambulâncias a Goiás representa um impulso à estruturação da RUE.

Publicidade

As ambulâncias que estão sendo trazidas pelo Ministério da Saúde são para garantir tempo de resposta, do trauma, do AVC, do infarto, da sepse, para que dessa forma a gente consiga atender o paciente dentro da janela terapêutica e consiga reduzir mortes e complicações evitáveis.

Publicidade
Rasível Santos

O secretário Massuda destacou a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a população. “O SAMU é aquele que vai até onde a pessoa está, seja na casa, seja na rua, seja onde acontece um acidente. Então, é uma das políticas mais importantes. Ambulância é um instrumento para a gente conseguir chegar nesse atendimento”, avaliou durante a entrega dos veículos.

Os municípios beneficiados são Campinorte, Turvânia, Cabeceiras de Goiás, Cachoeira Alta, Cesarina, Cocalzinho de Goiás, Edéia, Itarumã, Rio Quente, Santa Teresinha de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Teresópolis de Goiás.

Publicidade
Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019