Publicidade
Destaque
| Em 3 anos atrás

Ministério da Saúde distribui vacinas anticovid com mais equidade aos estados

Compartilhar

A distribuição das vacinas contra a covid-19 está mais regular para todos os estados, segundo documento de distribuição que o Diário de Goiás teve acesso do Ministério da Saúde (MS).

Goiás, por exemplo, receberá nesta quarta-feira (11) do MS mais dois carregamentos de novos imunizantes. Às 14h10 serão 37.440 doses da Pfizer; às 23h55, 34.500 da AstraZeneca — segundo o governador Ronaldo Caiado.

Publicidade

Documentos que o Diário de Goiás teve acesso com exclusividade mostram que em 11 de junho (2021) o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, enviou um pedido ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de uma quantidade extra de vacinas devido aos jogos da Copa América, que seriam realizados em Goiânia.

Publicidade

“A par de cumprimentá-lo, sirvo-me do presente expediente para solicitar a disponibilização de doses extras de vacinas contra a covid-19 para o estado de Goiás, em virtude de sua capital ter sido escolhida como uma das cidades a receber jogos e delegações de seleções que participarão da Copa América”, diz trecho do ofício.

Publicidade

Depois, em 14 de julho, o secretário Ismael Alexandrino volta a enviar a Marcelo Queiroga outro ofício pedindo mais 104.496 doses de vacinas para que, segundo o titular da saúde, fosse feito uma compensação ao estado de Goiás, que havia aplicado essa mesma quantidade em pessoas do Distrito Federal.

“A par de cumprimentá-lo, sirvo-me do presente expediente para solicitar a disponibilização de 104.496 doses extras de vacinas contra a covid-19, a título de compensação pela aplicação desse mesmo quantitativo de imunizantes pelo estado de Goiás em pessoas residentes no Distrito Federal até a data de ontem (13 de julho de 2021), conforme dados constantes do sistema SI-PNI deste órgão federal”, pontua o documento.

Publicidade

No pedido, o secretário argumenta também que o próprio governo do Distrito Federal pediu ao ministério doses extras — e conseguiu — com o estratagema de que usou vacinas aplicando-as em pessoas de outros estados. Neste caso, o governo federal atendeu ao pedido de Ibaneis Rocha e se prontificou de enviar ao DF 250 mil vacinas extras.

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 em todo o país, Goiás recebe menos vacinas que outros estados — proporcionalmente. A distribuição dos imunizantes vem sendo desigual, mormente, para os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Goiás, por exemplo, no Centro-Oeste é o estado que menos recebeu vacinas junto ao Distrito Federal, segundo dados apresentados pelo Poder Goiás.

A partir desse documento, a distribuição das vacinas pode ficar mais equilibrada de agora em diante na campanha nacional de vacinação comandada pelo Ministério da Saúde.

Publicidade