O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, anunciou, nesta terça-feira (31), durante encontro com secretários estaduais de Segurança Pública, a criação de um núcleo federal de enfrentamento à violência de gênero, diretamente ligado ao Ministério da Justiça.
No encontro também foi discutido o Plano Nacional de Segurança Pública, propostas de combate à violência doméstica e contra a mulher no país. As medidas foram propostas pelo governo federal após uma jovem de 16 anos ser estuprada no Rio de Janeiro.
“Tenho convicção de que não é possível fazer um bom trabalho se não fizermos juntos, secretarias de Segurança e Ministério, em coordenação. Deve haver parceria e não hierarquia. E esse auxílio se dará com medidas concretas que estávamos planejamento em São Paulo e que quero ampliar nacionalmente”, afirmou o ministro.
Segundo o governo, o núcleo será composto por secretários nacionais de Segurança Pública, Direitos Humanos e das Mulheres e três secretários estaduais de Segurança. Formado, o núcleo deverá fazer a discussão sobre um departamento de investigação de violência contra a mulher dentro da Polícia Federal.
“São coisas complementares, mas o núcleo é maior”, reforçou Moraes. A ideia é que seja trabalho com um protocolo único o atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual, como o encaminhamento a assistentes sociais, psicólogos e médicos.
Com informações da Agência Brasil