A ministra da Cultura Margareth Menezes anunciou que o Ministério de Cultura e o governo federal vão apoiar o Carnaval no Brasil todo a partir da descentralização de leis de fomento e estimulação de empresas para investir na cultura por meio de leis de incentivo. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro, onde a ministra acompanhou a noite de desfiles das escolas de samba do grupo especial.
De acordo com Margareth, o governo vai buscar sensibilizar os empresários para participar de ações, de modo a gerar recursos necessários para a manifestação cultural do país. “Iremos buscar cada vez mais sensibilizar as empresas e a sociedade para perceber as vantagens de investir na cultura do país. Viabilizaremos ações que façam chegar os recursos necessários. A descentralização das leis de fomento à cultura e o diálogo que estabeleceremos com as empresas para cativar mais apoio e investimento em ações no setor cultural já são metas traçadas no ministério”, disse.
Segundo a ministra, as leis de incentivo à cultura são de fundamental importância. Ela ainda destacou que as escolas Mangueira e Unidos da Tijuca apresentaram projetos para receber apoio federal via lei de incentivo, e vão receber os recursos.
Margareth Menezes ainda enfatizou que o Carnaval tem papel de identidade da cultura brasileira mundo afora e deu ênfase na geração de oportunidades que a festa popular proporciona. “Há muito tempo o carnaval brasileiro já mostrou a que veio. O nosso carnaval é uma grande plataforma de oportunidades de trabalho e um vetor de geração de empregos e renda muito maior do que podemos imaginar”, pontuou.
Com informações da Agência Brasil