Publicidade
Categorias: Política

Minha experiência com segurança foi ter sido assaltado, diz ministro

Publicidade

O novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, reconheceu que tem pouca familiaridade com o tema da segurança pública, que também faz parte das responsabilidades da pasta que assumiu a partir desta quarta-feira (31).

Segundo ele, sua única experiência com o assunto foi já ter sido assaltado. Ele acrescentou, no entanto, que irá estudar o tema a partir de agora e disse que ninguém chega na pasta “conhecendo tudo”.

Publicidade

Com o aumento dos episódios de violência no país, o presidente modificou em fevereiro o nome da pasta para “Ministério da Justiça e da Segurança Pública”, na tentativa de demonstrar que o tema é uma prioridade de seu mandato.

Publicidade

“A minha experiência com segurança pública foi ter duas tias e eu próprio assaltados. Em Brasília e no Rio de Janeiro. Quanto aos mais, eu vou estudar. A pasta é muito grande, você conhece o organograma do Ministério da Justiça, ninguém chega lá conhecendo tudo”, disse.

A segurança pública era justamente uma das principais críticas feitas à gestão do antecessor do novo ministro, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR).
Para assessores e auxiliares presidenciais, ele tinha “pouco pulso” para enfrentar o aumento da violência no país e vinha propondo poucas iniciativas para o caso do Rio de Janeiro.

Publicidade

Em entrevista à imprensa, Torquato também disse que pretende enfrentar “imediatamente” a questão da demarcação das terras indígenas. Segundo ele, é um tema de “repercussão internacional” que tem de ser tratado “o mais rápido possível”.

“Eu defendo o que está na lei e preciso estudá-la, porque ela não terá uma só interpretação. O compromisso é claro de resolver isso em posição de dignidade humana”, disse.

No início deste mês, Serraglio havia anunciado a intenção de fazer uma espécie de mutirão para agilizar processos parados de demarcação de terras.

Publicidade
Charlie Pereira

Notícias Recentes

Vanderlan promete criar pontos de apoio a motoristas de aplicativo na capital

O candidato a prefeito de Goiânia pela Coligação "Goiânia que Queremos" (PSD/PP), Vanderlan Cardoso, detalhou…

23/08/2024

Umberto Louzer destaca preparação intensa do Atlético-GO para encarar o Juventude

Após a vitória de 1 a 0 diante do Internacional, o Atlético-GO teve como foco…

23/08/2024

Anvisa proíbe venda de balas Dori por risco de contaminação por Salmonella; confira produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, distribuição e consumo de lotes…

23/08/2024

Em congresso no Espírito Santo, Caiado apresenta os avanços de Goiás nos últimos anos

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (23), do painel “O Brasil que dá certo”…

23/08/2024

Pablo Marçal faz chacota com ameaça de Carlos Bolsonaro sobre processo

Após o vereador Carlos Bolsonaro (PL) anunciar, nesta sexta-feira (23), por meio de suas redes…

23/08/2024