Publicidade
Empresas e Negócios
| Em 3 anos atrás

Militec mostra como comprar pneus novos para o seu carro

Compartilhar

A compra de um novo jogo de pneus é uma daquelas tarefas que as pessoas adiam até que seja absolutamente necessário, explicam os revendedores de Militec. Alguns motoristas podem nem pensar duas vezes em seus pneus até que algo estressante aconteça, como um pneu furado ou um acidente. Ou os pneus ficam gastos ou com pressão insuficiente simplesmente devido aos hábitos de direção diários. Mas dirigir com pneus gastos o coloca em uma situação perigosa na estrada, especialmente durante os meses de outono e inverno, quando as estradas podem se tornar mais traiçoeiras – uma das razões pelas quais ter um adequado seguro de carro é tão importante.

A boa notícia é que você pode limitar as chances de um acidente com o pneu planejando a compra de pneus novos para o seu veículo assim que eles começarem a apresentar desgaste. Entender o que você precisa e o que esperar ao comprar pneus novos o ajudará a dirigir com mais segurança e a evitar táticas de vendas de alta pressão que o colocam em uma situação difícil ao fazer uma compra de pneus.

Publicidade

Quando reparar ou substituir os pneus

Publicidade

Uma pergunta comum em torno da compra de pneus é se eles podem ser consertados. Se o seu pneu tem um vazamento ou furo lento, geralmente é possível repará-lo em vez de comprar um pneu novo. Alguns problemas com pneus podem ser corrigidos simplesmente removendo um objeto ou remendando o pneu. Esta opção é consideravelmente mais barata do que o custo de um pneu novo. Embora o preço varie com base no reparo exato necessário e em outros fatores, consertar um pneu danificado comparado ao custo de um pneu novo, custará muito menos o que pode ser uma opção melhor se você estiver com um orçamento apertado.

Publicidade

Outra pergunta comum é como saber quando é hora de substituir os pneus devido ao desgaste normal. Em média, os pneus devem ser substituídos pelo menos a cada seis anos, de acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), mas pode ser mais cedo com base em seus hábitos de direção. Um método para medir o desgaste é conhecido como “teste do centavo”. Simplesmente segure uma moeda de cabeça para baixo e coloque a moeda nas ranhuras do piso. Se você não consegue ver o topo da cabeça ao colocar a moeda na banda de rodagem, os pneus estão gastos e você pode precisar substituí-los.

Como falar sobre pneus com os vendedores

Publicidade

Se você teve um pneu furado ou estourado, pode ter que tomar uma decisão de compra no calor do momento e sob estresse. Uma maneira de ficar mais confortável durante essas conversas em uma loja de pneus é familiarizar-se com a terminologia básica de pneus. Segundo Militec, compreender os pneus o ajudará a se sentir informado sobre o que está comprando e a evitar a pressão dos vendedores, pois você terá uma noção melhor do que realmente precisa.

Nem todas as lojas e empresas de pneus são iguais; eles variam de operações locais de propriedade familiar a grandes cadeias de lojas de propriedade de empresas. Cada loja de pneus vende marcas de pneus selecionadas, portanto, é possível que alguns pneus não estejam disponíveis de um local para outro. Os revendedores de pneus normalmente oferecem uma variedade de faixas de preço e tipos de pneus, como opções de passageiros ou caminhões leves e SUVs. Você também pode comprar pneus sazonais ou opções para todo o terreno. Deve haver opções para pneus econômicos e, a partir daí, você terá uma variedade de faixas de preço.

Ao pesquisar pneus ou lidar com vendedores de pneus, compreender esses termos pode ser útil.

Termos comuns de pneus

TermoDefinição
Tamanho do pneu O tamanho do pneu está impresso em seu pneu ou o revendedor de pneus pode confirmá-lo para você. É uma série de números e letras que identificam a largura, tipo de pneu, relação de aspecto, diâmetro, índice de carga, classificação de velocidade e tipo de construção.
Rodízio dos pneus Fazer rodízio dos seus pneus significam movê-los de sua posição atual para outra. Equilibrar os pneus garante que o peso do carro seja distribuído uniformemente entre os pneus e pode ajudar a mitigar o desgaste.
AlinhamentoAlinhamento é quando você tem a suspensão do pneu, o sistema que liga os pneus ao veículo, ajustada.
Pneus run-flatSe o seu pneu foi furado, eles permitem que você continue dirigindo por tempo suficiente para chegar a uma oficina de pneus.
SensoresTPMS Abreviação de sistema de monitoramento da pressão dos pneus, é um sistema de alerta para mostrar quais pneus do seu carro estão com pressão insuficiente e precisam de ar.
Desgaste da banda de rodagemUma medida de quanto os pneus estão gastos.
Desgaste da banda de rodagemUma medida de quanto os pneus estão gastos.
Classificação de velocidadeA velocidade máxima na qual um pneu pode transportar uma carga com segurança.

Políticas de riscos na estrada e outros extras a serem observados

Quando você compra pneus, os extras podem aumentar seus custos rapidamente. Provavelmente, um vendedor perguntará se você deseja adquirir uma garantia ou cobertura adicional para pneus. Alguns fabricantes de pneus incluem garantias com a compra de seus pneus para itens como mão de obra, riscos limitados na estrada ou um limite de quilometragem específico.

O revendedor de pneus também pode oferecer outras opções por uma taxa adicional, incluindo cobertura para desgaste, buracos, pneus furados ou plugues e remendos vitalícios. Pode até ser oferecida a opção de substituições “gratuitas” ou com desconto sob certas condições, mas lembre-se de que é uma vantagem que você provavelmente precisará pagar antecipadamente ao comprar os pneus. De acordo com Militec, essas opções de cobertura e proteções adicionais quase sempre aumentam o custo final dos pneus novos. Se você decidir comprar essas opções de cobertura adicional para seus pneus, certifique-se de ler as letras miúdas antes de fazer a compra. Também é útil entender o que o fabricante oferece antes de comprar opções de cobertura adicional do revendedor.

Além das opções de cobertura para os pneus, o revendedor também pode apresentar outras opções extras para você adquirir junto com os pneus. Extras comuns incluem encher os pneus com nitrogênio  ou um sistema TPMS. Às vezes, os extras estão incluídos no custo do pneu, mas outras vezes você terá que pagar mais por essas opções.

Por último, ao escolher um pneu, pode ser tentador focar apenas no preço. Os pneus baratos geralmente são mal construídos e não duram tanto, o que significa que você os substituirá mais cedo ou mais tarde. Além disso, a maioria das marcas de alta qualidade tem submarcas menos caras, que geralmente têm os mesmos recursos, mas têm um preço mais barato. O segredo é focar na qualidade e conseguir um pneu que corresponda ao seu estilo de vida atual.

Como trocar um pneu

Uma coisa que você pode considerar fazer para evitar idas extras à concessionária de pneus é manter um pneu sobressalente de tamanho normal em seu carro para emergências e trocá-lo você mesmo, conta Militec. Se você não sabe como trocar um pneu, pode querer aprender antes de ficar preso na berma da estrada. Os tutoriais estão disponíveis online ou você pode encontrar um curso básico de manutenção de automóveis em sua comunidade. Ao trocar um pneu por conta própria, tenha em mente estas cinco considerações.

  • Preste atenção ao seu redor, incluindo o tráfego em sentido contrário, o lado da estrada e a iluminação.
  • Ligue as luzes de emergência e aplique o freio de mão para manter você e os outros seguros.
  • Mesmo que você já saiba trocar um pneu, leia e siga as instruções do manual do seu carro para se certificar de que está instalando corretamente o novo pneu.
  • Certifique-se de ter um macaco do tamanho adequado e um pneu sobressalente  em seu veículo.
  • Se você não puder trocar o pneu, chame um caminhão de reboque ou assistência rodoviária serviço imediatamente.

Mesmo se você tiver experiência em troca de pneus e tiver um sobressalente de tamanho normal, convém levar o carro ao mecânico para o equilíbrio e alinhamento adequados assim que colocar o novo pneu.

O que manter no carro em caso de emergência

Ficar preso no acostamento é um desafio, independentemente das condições externas, explica Militec. É uma boa ideia manter alguns itens extras no seu carro caso você o considere inoperante por qualquer motivo, incluindo:

  • Kit de primeiros socorros com suprimentos básicos como ataduras, luvas, talas e compressas de gaze.
  • Fix-a-flat, que é um selante usado para tampar um vazamento em um pneu.
  • Algumas ferramentas que podem ajudá-lo com problemas comuns em carros incluem um conector, cabos, conjunto de soquete e chave de fenda, fita adesiva e uma faca. Essas ferramentas podem ser úteis mesmo se você não puder resolver o problema sozinho, se outra pessoa vier ajudá-lo.
  • Uma toalha ou cobertor, não apenas para aquecer, mas também para fornecer uma tipóia ou almofada, se necessário.
  • Sinalizadores para avisar do  perigo para outros motoristas na estrada.
  • Telefone celular e banco de carregamento sem fio para pedir ajuda mesmo se o sistema elétrico do seu carro não estiver funcionando.
  • Água engarrafada e lanches no caso de você ficar preso esperando por ajuda por um tempo.

Você também deve se certificar de que seu carro está em boas condições  incluindo garantir que todas as luzes funcionem corretamente, caso você fique preso no acostamento no escuro.

Conclusão

Militec está sempre preocupado com você e a manutenção e segurança do seu carro. Comprar pneus novos em condições difíceis nunca é o momento ideal. No entanto, pesquisando com antecedência, você pode se sentir mais confortável quando tiver que tomar decisões sobre os pneus. Ao manter as condições adequadas dos pneus, você não apenas prolonga a vida útil dos pneus, mas também mantém a si mesmo e sua família mais seguros na estrada.

Publicidade