Categorias: Leandro Mazzini

Militar quer revelar localização de corpos no Araguaia

Um militar da reserva pretende quebrar o silêncio de décadas e fazer uma revelação histórica: a localização de 22 corpos de desaparecidos políticos e ex-guerrilheiros, assassinados pelo Exército e enterrados na região do Araguaia. A notícia será levada na quinta-feira para a juíza federal Solange Salgado, em Brasília, por grupo de familiares de desaparecidos. A chamada ‘Operação Limpeza’ dos militares à época deu-se em três locais na Serra das Andorinhas. O militar, cujo nome não foi revelado, está disposto a depor em juízo e levar as famílias ao local, mas com sob sigilo. Teme ser morto. 

Buscas

A juíza é titular da 1ª Vara Federal e acompanha o caso. Ela tomou depoimento em 2013 do ex-deputado Luiz Greenhalgh, que fez primeiras buscas em 2001.

Racha

O grupo de familiares que apelou à juíza não quer ir à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, por não reconhecer a legitimidade do recém-criado grupo de buscas.

Introspecção

Um conhecido diplomata que almoçou há dias com o ex-presidente Lula revela que o líder está preocupado com o PT. Não há um grande nome pós-Dilma.

Choque no..

Enquanto roda o país palestrando sobre choque de gestão, apesar do Estado endividado em R$ 79 bilhões com a União, o governador Anastasia (PSDB), de MG, não sabe o pelourinho dos servidores. Uma professora com cardiopatia grave tentou se aposentar há poucos meses. Viajou 500 km para BH numa ambulância cedida e voltou pior para casa.

.. servidor

No posto de atendimento da Secretaria de Planejamento, responsável pelos casos, a professora cardiopata foi atendida por.. ortopedista, que a despachou. Protestou muito, e apareceu o cardiologista três horas depois. Além de recusar aposentadoria, o doutor ainda tirou sua função, o que rendeu a ela mais trabalho. A Coluna tem os papéis.

Operação banqueiro

O livro Operação Banqueiro, de Rubens Valente, com revelações sobre a Operação Satiagraha e as espionagens envolvendo poderosos, deve ser leitura obrigatória e entrar na lista dos livros nas escolas. É a História contemporânea brasileira. 

Dudu 2.0?

Petistas apelidaram o presidenciável Eduardo Campos (PSB) de ‘Dudu Campriles’, alusão ao candidato opositor na Venezuela, Dudu Capriles.


Viva o ‘sapateiro’!

Virou papai o jornalista iraniano Muntadhr Alzaidi, famoso por ter jogado o sapato no então presidente Bush. Enviou fotos da pequena Anedia para amigos brasileiros.

El consultor

Roger Molina, o senador boliviano que tenta refúgio no Brasil, será consultor de política externa para a AL da campanha de Aécio Neves ao Planalto. Ele levou ao tucano uma moção de apoio do ex-presidente Tuto Quiroga.

Prêmio de consolo

Lembram do diplomata Eduardo Saboia, que ajudou Molina na fuga? Foi o único convidado no Itamaraty pela Casa Branca para o café do presidente Obama com mandatários e diplomatas mês passado. Por aqui, o deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR) requereu moção de louvor a ele e aos fuzileiros que deram proteção na fuga.

No ar

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) jogou água quente na fervura. Protocolou pedido no Senado para o Ministério das Comunicações trazer à tona todos os documentos sobre a polêmica compra, pela TV Globo, do Canal 5 de SP.

Guerra Fria 2.0

De brasileiro que presenciou de perto, e indignado, o breve reencontro de familiares separados pelas Coreias, semana passada: ‘Esta é a única parte do mundo que ainda sofre violentamente os efeitos da Guerra Fria’.

Nada a ver

Para quem associa indicação a ideologia partidária no STF: dos 11 atuais, os únicos não nomeados por Lula e Dilma são Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Celso de Mello. 

 

Virou moda

A presidente Dilma assinou decreto que qualifica como Organização Social o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont.

Ponto final

O cúmulo da violência nos estádios, que extravasou para as ruas: um torcedor ser morto em SP por causa da camisa. Deixou mulher e filho de cinco meses.

______________________________

Com Luana Lopes e Equipe DF e SP

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

Compartilhar
Publicado por
Altair Tavares

Notícias Recentes

Proposta estratégia para ampliar RPPNs em Goiás com fundo composto por multas ambientais

Proposta estratégia para ampliar RPPNs em Goiás com fundo composto por multas ambientais

Modelo prevê fundo composto pelo dinheiro de multas por danos ao meio ambiente beneficiando reservas…

15/08/2024

Procon aponta variação de mais de 99% no preço das fraldas descartáveis infantis, em Goiânia

Na capital, o preço da fralda descartável infantil pode ter variação de preço superior a…

15/08/2024

Empresário Arni Spiering morre em queda de avião bimotor em Apiacás, MT

Na manhã desta quinta-feira (15), um avião bimotor King Air caiu na zona rural de…

15/08/2024

Ministério da Saúde negocia compra emergencial de 25 mil doses de vacina contra mpox

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (15), a negociação da compra emergencial de…

15/08/2024

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024