O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020, o deputado estadual Jeferson Rodrigues (PRB) está numa maratona intensa de audiências pelo interior do Estado, debatendo a proposta junto com a população goiana. Na tarde desta terça-feira (11/06) ele falou com o Diário de Goiás sobre a construção do que está sendo realizado nessas viagens. Ele destacou o empenho feito em cidades como Iporá e Catalão. Questionado se não a realidade atual do Estado não é restritiva à investimentos, Rodrigues recorreu à fé e ao trabalho de articulação feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM): “Somos pessoas de fé e temos certeza que dias melhores virão”, salientou.
Segundo o deputado, as primeiras reuniões no interior foram bastante proveitosas. Já foram realizadas quatro audiências em lugares diferentes do Estado. “Cidades pólos que são diferenciadas pela sua importância regional em cada localidade. Em cada uma delas existe uma realidade. Nós sabemos que a LDO busca se tratar também pelo projeto que o governador eleito apresentou para os goianos”, disse. Jeferson destacou como exemplo o que tem sido feito nas cidades de Catalão e Iporá. “Existem algumas dessas cidades, entre elas Catalão, como também Iporá para as policlínicas. Sabendo que estão desafogando também a dependência que elas tem mediante a capital”, explicou.
O deputado também salientou a importância de ouvir as necessidades das pessoas diretamente na fonte, sem intermediários. “Nada melhor que ir na ponta e ouvir as necessidades das pessoas. As audiências públicas estão servindo para isso. Para nós falarmos da importância da LDO e sabermos a necessidade real de cada localidade, então nós vimos que por exemplo, a região de Iporá que podemos detectar bastante é a saúde e também a infra-estrutura no que diz respeito as estradas. Existem estradas ali que carecem de atenção especial”.
Indagado sobre a realidade atual das contas públicas, que faltam recursos e a hoje a realidade é restritiva a investimentos, o deputado recorreu a esperança da fé para prometer dias melhores: “Como nós somos pessoas de fé e temos certeza que dias melhores virão”. Emendou a resposta depositando confiança na articulação de Caiado junto ao Supremo Tribunal Federal. “Nós acreditamos também em ações que o governador Ronaldo Caiado está tomando no que diz respeito aquela provocação junto ao Supremo Tribunal Federal, para termos condições de neste momento, não estar [sic] pagando a União, não estar [sic] pagando aos Bancos, que vai dar um investimento aos cofres do Estado de R$ 250 milhões de reais por ano”. A medida junto ao STF caso seja conseguida pelo governo do Estado, avalizará o calote a bancos federais no momento de crise. A ideia no entanto do deputado, é aproveitar esse valor e direciona-lo na LDO em 2020.