Após concurso público realizado pela Prefeitura de Goiânia, que ofertou 473 vagas para médicos, foram convocados 454 profissionais. Destes, apenas 189 tomaram posse. Os convocados poderão se apresentar até amanhã, sexta-feira (7).
Para a diretora de gestão do trabalho e educação em saúde da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Semgep), Kátia Martins Soares, sempre há uma abstenção de 40% dos convocados, mas até agora esse número foi de 59%. “Os outros têm até amanhã para tomar posse. A adesão dos aprovados e convocados foi de 41%”, disse em entrevista ao Diário de Goiás.
Com isso, foram esgotadas até as reservas técnicas da Prefeitura. “Zeramos o cadastro de reserva para a classe médica de clínico geral, psiquiatria e pediatria”, comentou Kátia Martins. No total, foram aprovados 1.161 profissionais. Além das três especialidades que possui déficit, os demais especialistas serão convocados de acordo com a necessidade do município.
Dos médicos convocados, 136 profissionais irão atuar em Cais de Goiânia para atendimento de urgência e emergência, 30 são especialistas e farão o serviço ambulatorial, em unidades de referência, e 15 irão trabalhar em Centros de Saúde da Família, fazendo atendimentos de atenção primária às famílias.
DÉFICIT DE PROFISSIONAIS
Segundo a diretora, para tentar reduzir o déficit de 130 profissionais que ainda são necessários para atendimento médico na capital, já foi aberto credenciamento para profissionais que se interessem em compor o quadro de plantonistas, principalmente durante os finais de semana.
Os interessados poderão ligar nos telefones (62) 3524-1081 ou (62) 8424-9130.